Construção e divulgação do conhecimento científico na educação básica

A formação de jovens pesquisadores

Autores/as

  • Yluska Bambirra Assunção Universidade Federal de Minas Gerais
  • Max Cirino de Mattos Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Produção científica, Educação básica, Formação de pesquisadores, Recursos educacionais abertos

Resumen

A proposta aqui apresentada é um projeto de pesquisa de doutorado que pretende contribuir para a formação de novos pesquisadores e ampliação das atividades de pesquisa na Educação Básica. Será utilizada a Design Science Research, uma metodologia prescritiva para solução de problemas que se inicia por uma Revisão Sistemática de Literatura. O projeto prevê a implantação do PKP-OCS como sistema para gestão de atividades de pesquisa em escolas de Belo Horizonte e a realização de oficinas para professores e alunos sobre Elaboração de Projetos de Pesquisa, Produção e Submissão de trabalhos na plataforma OCS; Formatação de artigos científicos, Cadastro a atualização na Plataforma LATTES e Fer- ramentas para produtividade em pesquisa. Como resultado espera-se uma contribuição tecnológica para a Educação Básica que, associada ao desenvolvimento das habilidades dos professores e alunos para produção científica, fortalecerá um pensar crítico da ciência brasileira e efetivamente propiciará um avanço no desenvolvimento científico e tecnológico.

Publicado

2020-01-31

Cómo citar

Construção e divulgação do conhecimento científico na educação básica: A formação de jovens pesquisadores. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19128. Acesso em: 22 dec. 2024.