Contribuições da Ciência da Informação para a melhoria da qualidade da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2021.37221Palabras clave:
Produção científica, Conhecimento científico, Formação científica, Comunicação científica, PesquisadoresResumen
O artigo pretende refletir sobre o papel da Ciência da Informação na melhoria da qualidade da produção científica no contexto de formação de pesquisadores no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental utilizando a legislação vigente aplicável e uma pesquisa bibliográfica relacionada ao tema. Destaca-se, como resultado, que apesar da produção científica ter crescido consideravelmente no Brasil nos últimos anos, ainda há bastante a ser aprimorado. São identificadas na literatura dificuldades como a aplicação de normas técnicas, o rigor científico e a elaboração das referências. Outros pontos relevantes são a necessidade de aproximação das pesquisas científicas com sua aplicação na solução de problemas reais e a aproximação da pós-graduação aos níveis anteriores de ensino. Conclui-se que a Ciência da informação poderia oferecer conteúdo e ferramentas, desde fontes de informação às referências, que podem auxiliar na formação de pesquisadores de diversas áreas, visando a melhorar a qualidade a produção científica.
Descargas
Citas
ASSUNÇÃO, Y. B.; MATTOS, M. C. de. Construção e divulgação do conhecimento científico na educação básica: a formação de jovens pesquisadores. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, [S. l.], v. 9, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/19128. Acesso em: 12 maio 2020.
BORGES, G. S. B.; LIMA, G. Â. de. Revisão sistemática baseada em pesquisa Bibliográfica estruturada – PPBE: um Mapeamento sobre análise facetada aplicada à Arquitetura da informação. ATAS DO III CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL, [S. l.], n. Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX-CEIS20, p. 791–802, 2017. Disponível em: https://purl.org/sci/atas/isko2017. Acesso em: 22 abr. 2021.
BORGES, M. N. A Importância das Fundações de Amparo à Pesquisa e das Secretarias de Ciência e Tecnologia na execução do Plano Nacional de Pós-Graduação. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, 2011-2020. Brasília, DF: Capes, 2010. v. 2, p. 313–334.
BORKO, H. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: O QUE É ISTO? American Documentation, [S. l.], , p. 6, 1968.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 abr. 2020.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 9.394/1996. Atualizada em abril de 2020. Accepted: 2020-06-03T18:01:39ZArtwork Medium: 59 p.ISBN: 9786556760223Interview Medium: 59 p.publisher: Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/572694. Acesso em: 15 abr. 2021.
BRASIL. LEI N° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 13.005/2014. LEI N° 13.005/2014 - Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 25 nov. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, 2011-2020. Brasília, DF.: CAPES, 2010a. v. 1.
BRASIL, Ministério. da Educação. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, 2011-2020. Brasília, DF.: CAPES, 2010b. v. 2.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Org.). Documento de Área. Área 31: Comunicação e Informação. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/comunicacao-pdf. Acesso em: 7 abr. 2021.
CESAR, F. C. R. et al. ESTRESSORES DA PÓS-GRADUAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Cogitare Enfermagem, [S. l.], v. 23, n. 4, 2018.
CORREIA, M. C. S. Levantamento das necessidades e requisitos bibliográficos dos pesquisadores da Faculdade de Ciência da Informação com vistas à adoção de um aplicativo para a automação de referências. 2010. Dissertação – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. [S. l.: s. n.], 2013.
CUNHA, A. Á. L. Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre áreas do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 238–238, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362009000200017&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 jul. 2019.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015(Métodos de Pesquisa). . Acesso em: 20 mar. 2019.
FERNANDES, H. D. H.; VILAN FILHO, J. L. Fluxo da informação científica: uma revisão dos modelos propostos na literatura em Ciência da Informação. Em Questão, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 138–163, 26 mar. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/103851. Acesso em: 12 abr. 2021.
FISCHER, T. Proposições sobre Educação Profissional em nível de Pós-Graduação para o PNPG 2011-2020. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, 2011-2020. Brasília, DF: Capes, 2010. v. 2, p. 259–276.
GAZZOLA, A. L. A.; BARBOSA, R. A Pós-Graduação Brasileira no Horizonte de 2020. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, 2011-2020. Brasília, DF: Capes, 2010. v. 2, p. 7–16.
GIBBONS, M. (Org.). The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London ; Thousand Oaks, Calif: SAGE Publications, 1994.
IVEY, C.; CRUM, J. Choosing the right citation management tool: EndNote, Mendeley, RefWorks, or Zotero. Journal of the Medical Library Association, [S. l.], v. 106, n. 3, 2 jul. 2018. Disponível em: http://jmla.pitt.edu/ojs/jmla/article/view/468. Acesso em: 13 maio 2019.
KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (Org.). Manual de Produção Científica. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
KRATOCHVÍL, J. Comparison of the Accuracy of Bibliographical References Generated for Medical Citation Styles by EndNote, Mendeley, RefWorks and Zotero. The Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 57–66, jan. 2017. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0099133316302294. Acesso em: 13 maio 2019.
KUHLTHAU, C. C. Como orientar a pesquisa escolar - Estratégias para o processo de aprendizagem. trad. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte et al. Edição: 1. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LE COADIC, Y. F. A Ciência da Informação. trad. Regina Maria Mariné da Cunha Fleisher. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 1996. v. 1, . . Acesso em: 30 abr. 2021.
LRI, LATACI RESEARCH INSTITUTE Wiki. 2017. Disponível em: https://lataci.org/wiki/index.php/P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 27 abr. 2021.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MEC. Programas e Ações. 2020. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-superior/programas-e-acoes-sesu. Acesso em: 18 abr. 2021.
OLIVEIRA, E. L.; SIQUEIRA, H. V. Avançar na pós-graduação e formar recursos humanos para o desenvolvimento do país. Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, 2011-2020. Brasília, DF: Capes, 2010. v. 2, p. 29–33.
PINHEIRO, L. V. R.; FERREZ, H. D. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro, Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014.
SILVA, A. K. A. da et al. A normalização como prática extensionista: experiências no projeto “Descomplica TCC: normas, estratégias e dicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso". P2P E INOVAÇÃO, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 70–87, 1 out. 2019. Disponível em: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4957. Acesso em: 19 abr. 2021.
STROTHMANN, M. Book Review: Zotero: A Guide for Librarians, Researchers and Educators, 2nd ed. Reference & User Services Quarterly, [S. l.], v. 57, n. 3, p. 222, 16 mar. 2018. Disponível em: https://journals.ala.org/index.php/rusq/article/view/6619. Acesso em: 13 maio 2019.
VASCONCELOS, F. C. W. (Org.). Produtos Técnicos como Instrumentos de Divulgação Científica. 1a Edição. Curitiba: Editora Appris, 2020. . Acesso em: 21 set. 2020.
WEITZEL, S. da R. O papel dos repositórios institucionais e temáticos na estrutura da produção científica. Em Questão, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 51–71, 10 dez. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/19. Acesso em: 26 jul. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.