Inteligência competitiva em microempresas
um estudo nas feiras livres de artesanato de Curitiba
Palavras-chave:
Feiras Livres, Inteligência Competitiva, Modelo Para Pequenas Empresas, Microempresa, CuritibaResumo
Este estudo investigou o nível de adoção da Inteligência Competitiva (IC) por microempresários das feiras livres de artesanato de Curitiba (FLAC). Utilizou-se uma abordagem metodológica mista, que integrou revisão narrativa da literatura, observação direta em campo e aplicação de um survey estruturado com os feirantes. A análise baseou-se no modelo de IC para pequenas empresas de proposto por Köseoglu, Ross e Okumus (2016), permitindo avaliar a presença das quatro fases do ciclo, bem como o uso de ferramentas associadas. Os resultados indicam uma adoção parcial da IC, com maior incidência na fase 4 sobre implementação de ações na empresa toda, embora com baixa sistematização na coleta e uso estratégico da informação. Observou-se a predominância de ferramentas tecnológicas simples, como o Google Drive, foram mais utilizadas que modelos tradicionais, e o conceito de IC é frequentemente associado à ideia de estratégia. O estudo também delineou o perfil do feirante e da empresa feirante, contribuindo com informações relevantes para políticas públicas principalmente. Apesar das limitações observadas, identificou-se um cenário favorável ao fortalecimento da IC por meio de capacitação. A originalidade da pesquisa está na articulação entre IC, microempreendimentos e feiras populares, um campo ainda pouco explorado na literatura acadêmica.
Referências
ARAUJO, H.; COSTA, C. J.; APARICIO, M. Modelo de competitive intelligence (CI). In: IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES, (CISTI), 12., 2012, Lisboa. Proceedings […]. Lisboa: CISTI, 2017. p. 2–6.
BOSE, R. Competitive intelligence process and tools for intelligence analysis. Industrial Management and Data Systems, [s.l.], v. 108, n. 4, p. 510–28, 2008. DOI https://doi.org/10.1108/02635570810868362.
BOSMA, N. et al. Global Entrepreneurship Monitors: 2020/2021 Global Report. London: [s.n.], 2021.
BRASIL. Congresso Nacional. LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis ns. 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, da Lei nº 10.189, de 14 de fevereiro de 2001, da Lei Complementar nº 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as Leis ns. 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de 1999. Brasília (DF): Congresso Nacional, 2006. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=649739&filename=LegislacaoCitada%20PLP%20468/2009. Acesso em:
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL. Regulamentos que permitem a promoção e realização de feiras a nível nacional. Brasília (DF): Câmara Legislativa Do Distrito Federal, jan. 1992.
CASADO-SALGUERO, G. La inteligencia competitiva como herramienta de dirección estratégica: aplicación en el sector hotelero español. 2019. Tese (Doutorado em Ciências Econômicas) – Universidad de Málaga, Málaga, 2019. Disponível em: https://riuma.uma.es/xmlui/handle/10630/19283. Acesso em: 13 jun. 2025.
FAUST CRUZ, D.; GADOTTI DOS ANJOS, S. J. La Inteligencia Competitiva Aplicada a Las Redes Hoteleras Brasileñas. Estudios y Perspectivas en Turismo, [s.l.], v. 20, n. 2, Apr. 2011, p. 478–498, 2011.
GARCIA, A. E. G. 2017. A Inteligência Competitiva e o desenvolvimento de capacidades dinâmicas nas organizações. Revista ibero-americana de estratégia, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 69-90. DOI https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2439.
INSTITUTO Municipal de Turismo – Curitiba Turismo. Edital de chamamento público – credenciamento de expositores para as feiras de arte e artesanato de bairros 2023. Curitiba: Curitiba Criativa, 2023.
KÖSEOGLU, M. A.; ROSS, G.; OKUMUS, F. Competitive intelligence practices in hotels. International Journal of Hospitality Management, [s.l.], v. 53, [s.n.], p. 161-172, Feb. 2016. DOI https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2015.11.002.
LÓPEZ CABANA, R. D. P. L; ICHIKAWA, E. Y. As identidades fragmentadas no cotidiano da feira do produtor de Maringá. Organizações & Sociedade, [s.l.], v. 24, n. 81, p. 285–304, abr./jun. 2017. DOI https://doi.org/10.1590/1984-9230815.
LUCKY, E. O.; OLUSEGUN, A. I. Is Small and Medium Enterprises (SMEs) an Entrepreneurship? International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 487–496, 2012.
MARRO, F. P. La inteligencia para competir: nuevo paradigma en la dirección estratégica de las organizaciones en un mundo globalizado Cuadernos de Estrategia, [s.l.], [s.n.], n. 162, p. 135-175, 2013.
OKYERE, F. Relationship between Entrepreneurship and Small, Medium and Micro Enterprises (SMMEs): a Literature Review. The International Journal of Business & Management, [s.l.], v. 5, n. 9, p. 159-163, 2017.
OSPINA USAQUÉN, M. A.; MEDINA GARCÍA, V. H.; RODRÍGUEZ MOLANO, J. I. Integración de la inteligencia de negocios, la inteligencia de mercados y la inteligencia competitiva desde el análisis de datos. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, [s.l.], [s.n.], n. 34, p. 609-620, 2020.
PINTRO, S.; VIANNA, W. B.; VARVAKIS G. Inteligência Competitiva e Ciência da Informação: conexões epistemológicas para tomada de decisão nas organizações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 10–35. DOI https://doi.org/10.19132/1808-5245223.10-35.
PREFEITURA DE CURITIBA. Feiras de Artesanato em Bairros. Curitiba: Prefeitura de Curitiba, 2023a. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/feiras-de-artesanato-em-bairros/397. Acesso em: 3 fev. 2024.
PREFEITURA DE CURITIBA. Feiras Especiais de Curitiba – Artesanato. Curitiba: Prefeitura de Curitiba, 2023b. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/feiras-especiais-de-curitiba-artesanato/385. Acesso em: 15 jan. 2024.
RAMIREZ-CALVO, P. et al. Nuevas tecnologías en análisis de inteligencia competitiva. Casos prácticos. Profesional de la información, [s.l.], v. 22, n. 5, p. 448–454, 2013. DOI https://doi.org/10.3145/epi.2013.sep.10.
ROCHA, H. C. et al. Perfil socioeconômico dos feirantes e consumidores da Feira do Produtor de Passo Fundo, RS. Ciência Rural, [s.l.], v. 40, n. 12, p. 2593–2597, 17 dez. 2010. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-84782010005000196.
RODRIGUES, L. C. et al. Inteligência competitiva como instrumento de inovação nos processos de negócio. RGO. Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 5, n. 2, p. 229-241, 2012. DOI https://doi.org/10.22277/rgo.v5i2.1399.
SALOMÃO, A.; SALDANHA, G. S. Cultura Feirante de Informação: um relato de campo sobre as feiras de livro do Rio de Janeiro. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 269-296, dez. 2017. DOI https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n3p269.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS [SEBRAE]. Painel de empresas. [s.l.]: SEBRAE, 2020. Disponível em: https://datasebrae.com.br/totaldeempresas-11-05-2020. Acesso em: 13 jun. 2025.
SILVA, C. J. Gestão de Riscos e Inteligência Competitiva. In: STAREC, Claudio, Gestão da informação, inovação e inteligência competitiva: como transformar a informação em vantagem competitiva nas organizações, São Paulo: Saraiva Educação, 2012.
USCAMAYTA, M. C. M.; COELHO, T. R. Inteligencia competitiva, emprendimiento y pequeña empresa: una revisión bibliográfica. New Trends in Qualitative Research, [s.l.], v. 19, [s.n.], 3 out. 2023. DOI
https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e903.
VALENTIM, M. L. P. O processo de inteligência competitiva em organizações. Revista de Ciência da Informação, [s.l.], v. 4, n. 3, p. 240-252, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Ciência da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
