Procedimentos Estruturais na Peça A Twilight's Song de Matthias Pintscher
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.15108Palavras-chave:
Análise estrutural, Exploração tímbrica, Desenvolvimento motívicoResumo
Este trabalho visa analisar os procedimentos estruturais da peça A Twilight’s Song do compositor alemão Matthias Pintscher. A análise terá enfoque em três aspectos: desenvolvimento motívico, articulação global da forma e exploração tímbrica. Utilizando como referência bibliográfica textos de Steve McAdams, Kaija Saariaho, Panayiotis Kokoras e o filme A Lesson by Pierre Boulez, almeja-se descobrir quais técnicas foram utilizadas pelo compositor para alcançar a plenitude formal da obra.
Referências
Cohen, Dalia e Dubnov, Shlomo. 1997. “Gestalt phenomena in musical texture”. In: Leman, Marc (Org.). Music, Gestalt and Computing: Studies in Cognitive and Systematic Musicology. Berlin: Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
Kokoras, Panayiotis. 2007. “Towards a Holophonic Musical Texture”. Journal of Music and Meaning (JMM), (Dinamarca: University of Southern Denmark), v. 4, n. 5: 1-3.
Lerdahl, Fred. 1987. “Timbral Hierarchies”. Contemporary Music Review (Reino Unido: Harwood Academic Publishers GmbH), v.2: 135-160.
Marecos, Carlos. 2011. “Interacção entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental/vocal”. Tese de doutorado, Aveiro: Universidade de Aveiro.
McAdams, Stephen; Saariaho, Kaija. 1985. “Qualities and functions of musical timbre”. In International Computer Music Conference (Canadá: Simon Frasier University): 367-374.
McAdams, Stephen. 1999. “Perspectives on the Contribution of Timbre to Musical Structure”. Computer Music Journal, n.3, v.23: 85-102.
Oliveira, Levy; Oliveira, João Pedro. 2018. “Procedimentos estruturais na obra Titanium de João Pedro Oliveira”. Música Hodie, n.1, v.17: 71-98.
Oliveira, João Pedro. 2010. Sistema, Intuição e Tempo: Por uma identidade composicional. Texto não publicado.
Oliveira, João Pedro. 2014. Titanium. França: Babel Scores. Partitura.
Pintscher, Matthias. 1997. A twilight’s song. Kassel: Bärenreiter. Partitura.
Rossetti, Danilo; Ferraz, Silvio. 2016. “Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo”. Opus, [s.l.], v. 22, n. 1: 59-96.
Saariaho, Kaija. 1980. Im Traume. Hämeenlinna, Finland: Jasemusiikki. Partitura.
Saariaho, Kaija. 1987. “Timbre and Harmony: Interpolations of timbral structures”. Contemporary Music Review (Reino Unido: Harwood Academic Publishers GmbH), v. 2: 93-133.
Sommer, Andy. 2000. A lesson by Pierre Boulez. [Filme-vídeo]. Direção de Andy Sommer. DVD, 49min. França: EuroArts.
Strizich, Robert. 1991. “Texture in Post-World War II Music”. Ex Tempore. n.2, v.5, p. 1-21. www.ex-tempore.org/strizich91/strizich.htm
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.