Procedimentos Estruturais na Peça A Twilight's Song de Matthias Pintscher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.15108

Palavras-chave:

Análise estrutural, Exploração tímbrica, Desenvolvimento motívico

Resumo

Este trabalho visa analisar os procedimentos estruturais da peça A Twilight’s Song do compositor alemão Matthias Pintscher. A análise terá enfoque em três aspectos: desenvolvimento motívico, articulação global da forma e exploração tímbrica. Utilizando como referência bibliográfica textos de Steve McAdams, Kaija Saariaho, Panayiotis Kokoras e o filme A Lesson by Pierre Boulez, almeja-se descobrir quais técnicas foram utilizadas pelo compositor para alcançar a plenitude formal da obra.

Biografia do Autor

  • Levy Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

    Levy Oliveira (1993), natural de Congonhas, Minas Gerais, é Mestre em Composição pela UFMG, tendo como orientador o compositor João Pedro Oliveira. Sua música tem sido apresentada pelo mundo em diversos festivais como Monaco Electroacoustique 2015 (Mônaco, Mônaco), International Days of Electronic Music - JIMEC 2015 (Amiens, França), MUSLAB 2015 e 2017 (Cidade do México, México), International Student Electronic Music Concert 2016 (Indiana, Estados Unidos), Open Circuit 2016 (Liverpool, Inglaterra), Festival Tinta Fresca 2016 (Belo Horizonte, Brasil), Cicle Somelgrup 2016 (Valência, Espanha), EMUFest 2016 e 2017 (Roma, Itália), New York City Electroacoustic Music Festival 2017 (Nova York, Estados Unidos), Festival Ecos Urbanos (Cidade do México, México), MA/IN Festival (Matera, Itália). Sua peça Hiperestesia recebeu o primeiro prêmio no Concurso de Composição Eduardo Bértola (Belo Horizonte, Brasil) e finalista ao Open Circuit Composition Prize (Liverpool, Inglaterra). Sua peça Reminiscências recebeu Menção Honrosa no Concurso Internacional Métamorphoses, organizado pela Musiques & Recherches, e foi uma das peças selecionadas para a XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela Fundação Nacional das Artes (Funarte). Sua peça orquestral Um ato de fé recebeu Menção Honrosa no Festival Tinta Fresca 2016 (Belo Horizonte, Brasil), promovido pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

  • João Pedro Oliveira, University of California at Santa Barbara (UCSB)

    O compositor português João Pedro Oliveira é formado em diversas áreas: arquitetura (BS, Escola de Belas Artes de Lisboa, 1981), performance de órgão (Grau Superior, Instituto Gregoriano, Lisboa, 1985), teoria musical (MA, SUNY/Stony Brook, 1988) e composição (MA, 1987 e PhD, 1990, SUNY/Stony Brook). De 1985 a 1990, foi bolsista Fulbright nos EUA e, simultaneamente, foi bolsista da Fundação Gulbenkian, uma fundação portuguesa que apóia as artes, ciências e educação. Ele ocupou vários cargos docentes: Professor Assistente da Universidade de Aveiro, Portugal (1990-1998); Professor Associado da Universidade de Aveiro (1998-2002); Professor Titular da Universidade de Aveiro (2002-2019); e Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2011-2019) e desde 2020 é Professor Titular da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, EUA. Além disso, ele realizou várias visitas (Portugal, Eslováquia, Espanha, Nova Zelândia e EUA).

    A música de Oliveira explora múltiplas facetas da interação entre instrumentos acústicos e sons eletrônicos e, além disso, as relações entre som e imagem. Suas obras incluem mais de 100 composições publicadas em vários países (ópera, orquestral e coral, música de câmara, peças instrumentais solo, obras em fita/eletroacústicas, vídeo, música para espaços públicos, orquestrações e arranjos). Sua discografia inclui 11 CDs solo/monográfico, assim como outras peças gravadas em mais de 50 CDs. Cinqüenta e seis peças foram compostas por encomenda. A música de Oliveira é freqüentemente executada em âmbito nacional e internacional. Somente em 2019, houve mais de 100 apresentações em mais de 20 países. Em competições, Oliveira obteve 54 prêmios ou Menções Honrosas. 25 foram os primeiros prêmios, entre outros, o Prêmio Magistério de Bourges, Prêmio Giga-Hertz, Prêmio Musica Nova e Concurso de Metamorfoses. A estatura de Oliveira no campo se reflete em mais de 10 artigos/ capítulos de livros sobre ele e sua música. Além do trabalho artístico e realizações como compositor, Oliveira também tem sido ativo por muitos anos como autor e co-autor, tendo publicado um livro de análise em larga escala (1999) e 21 artigos e capítulos sobre uma variedade de tópicos.

Referências

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Procedimentos Estruturais Na Peça A Twilight’s Song De Matthias Pintscher”. 2020. Per Musi, nº 40 (outubro): 1-19. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.15108.

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