Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no ensino médio
uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.19979Palavras-chave:
Motivação, Teoria da Autodeterminação, Tecnologias digitais, Ensino médio, Educação musicalResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical, mediada por tecnologias digitais (Reeve 2006; Ryan e Deci 2017; Deci e Ryan 2000; (Deci e Flaste 1998). Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação é influenciada por fatores intrapessoais e interpessoais, ou seja, são os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017; 2000), ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas (apoio à autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de competência), proporcionam um vínculo social (sentimento de pertencimento). Para alcançarmos os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral, na perspectiva de André Morin (2004). Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não estava intrinsecamente motivada, mas sim, extrinsecamente, nos seus níveis mais autodeterminados.
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