Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no ensino médio

uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.19979

Palavras-chave:

Motivação, Teoria da Autodeterminação, Tecnologias digitais, Ensino médio, Educação musical

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical, mediada por tecnologias digitais (Reeve 2006; Ryan e Deci 2017; Deci e Ryan 2000; (Deci e Flaste 1998). Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação é influenciada por fatores intrapessoais e interpessoais, ou seja, são os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017; 2000), ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas (apoio à autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de competência), proporcionam um vínculo social (sentimento de pertencimento). Para alcançarmos os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral, na perspectiva de André Morin (2004). Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não estava intrinsecamente motivada, mas sim, extrinsecamente, nos seus níveis mais autodeterminados.

Biografia do Autor

  • Giann Mendes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Metodologia do ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela UECE (1999). Tem experiência em ensino de música, com ênfase em Educação Musical, Ensino Coletivo de instrumento, Educação Musical a Distância e Tecnologias em Educação Musical. No segundo semestre de 2014, o professor Giann Ribeiro desenvolveu um projeto de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas em Educação Musical com bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação SETEC/ MEC e CNPq na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere/Finlândia. Atualmente é o Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN) e coordenador UAB/UERN.

  • Gibson Alves Marinho da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduado em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui Especialização em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente, é instrutor musical da Escola de Música D'Alva Stella Nogueira Freire, vinculada ao Departamento de Artes da Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando, principalmente, nos seguintes temas: teoria da autodeterminação, ensino da guitarra elétrica, tecnologias digitais e pesquisa ação.

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Publicado

2022-01-30

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Autodeterminação Na Aprendizagem Musical Mediada Por Tecnologias Digitais No Ensino médio: Uma Pesquisa-ação Em Uma Escola Estadual De Mossoró RN”. 2022. Per Musi, nº 42 (janeiro): 1-27. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.19979.

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