Do ‘ser só’ ao ‘só ser'

uma análise da canção ‘Preciso aprender a só ser’ de Gilberto Gil e seus (con)textos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.33529

Palavras-chave:

Gilberto Gil, Intertextualidade, Análise de canção

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise da canção Preciso aprender a só ser (1973), de Gilberto Gil, explicitando o paralelo estabelecido pelo mesmo entre sua composição e a canção Preciso aprender a ser só (1965), dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle. Por meio da análise da letra, da harmonia e de referências advindas dos estudos da intertextualidade, procura-se esclarecer como Gil operou sobre essas estruturas com o intuito de realizar a substituição semântica do ‘ser só’ para o ‘só ser’ em diferentes camadas da canção. Investiga-se, também, a canção Preciso aprender a só ser situada no simbólico show de Gilberto Gil na USP em 1973, a fim de contextualizar seus discursos a partir da realidade sócio-política inerente à apresentação.

Biografia do Autor

  • Vinícius Rangel Souto, Universidade Estadual de Campinas

    Possui bacharelado em Música - Habilitação em Música Popular Brasileira (Arranjo) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2019) e em Engenharia de Produção pela Universidade Estácio de Sá (2018), com monografia sobre o atual modelo de streaming no mercado da música. Atualmente, cursa o mestrado em Música na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, onde também integra o grupo de pesquisa Música Popular: História, Produção e Linguagem. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente no tema de Música Popular Brasileira. Atua como violonista, arranjador e professor particular de música.

  • Almir Côrtes Barreto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Instrumento (Violão Erudito) pela Universidade Federal da Bahia - ­UFBA (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Música pela Universidade Estadual de Campinas­ - UNICAMP na área de Performance Musical. Realizou estágio de um ano como pesquisador/artista visitante no Departamento de Jazz da Jacob's School of Music na Indiana University (2010/PDEE­CAPES), e seis meses na College of Creative Arts da San Francisco State University (2013/BEPE­FAPESP). É integrante da Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas. Em 2005, Conquistou o prêmio de melhor música instrumental no III Festival de Música Educadora FM / Bahia, com a composição Freveando. Possui seis CDs lançados e tem realizado concertos e oficinas no Brasil e no exterior, com especial destaque para sua participação nos eventos: Latin American Culture Celebration (2010), promovido pela Berklee School of Music e o Mandolin Symposium (2011, 2012) na Universidade de Santa Cruz, California ­ EUA. Entre 2015/2016 atuou como Professor de violão popular na Universidade Federal da Integração Latino­ Americana - ­UNILA; Foi Professor Colaborador na Faculdade de Música da UNICAMP, onde realizou pesquisa de Pós­-Doutorado (FAPESP) e é membro do grupo de pesquisa Música Popular: história, produção e linguagem do Instituto de Artes. Atua principalmente nos seguintes temas: música instrumental brasileira, música popular, choro, frevo, baião, improvisação, bandolim, cavaquinho, guitarra, viola caipira e violão. Atualmente é Professor adjunto de Análise da Música Popular, Arranjo e Prática de Conjunto do Instituto Villa­ Lobos da UNIRIO. Também atua na Pós-graduação em Música, coordena a Orquestra de Cordas Dedilhadas da UNIRIO, a webserie Villa de Sons e é membro do grupo de pesquisa Música: história, memória, acervos.

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Publicado

2021-10-07

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Do ‘ser só’ Ao ‘só ser’: Uma análise Da canção ‘Preciso Aprender a Só ser’ De Gilberto Gil E Seus (con)textos”. 2021. Per Musi, nº 41 (outubro): 1-21. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.33529.

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