Do ‘ser só’ ao ‘só ser'
uma análise da canção ‘Preciso aprender a só ser’ de Gilberto Gil e seus (con)textos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.33529Palavras-chave:
Gilberto Gil, Intertextualidade, Análise de cançãoResumo
O presente trabalho realiza uma análise da canção Preciso aprender a só ser (1973), de Gilberto Gil, explicitando o paralelo estabelecido pelo mesmo entre sua composição e a canção Preciso aprender a ser só (1965), dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle. Por meio da análise da letra, da harmonia e de referências advindas dos estudos da intertextualidade, procura-se esclarecer como Gil operou sobre essas estruturas com o intuito de realizar a substituição semântica do ‘ser só’ para o ‘só ser’ em diferentes camadas da canção. Investiga-se, também, a canção Preciso aprender a só ser situada no simbólico show de Gilberto Gil na USP em 1973, a fim de contextualizar seus discursos a partir da realidade sócio-política inerente à apresentação.
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