Interpretação vocal e processos de criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35863

Palavras-chave:

Processos de criação, Cantores, Compositores, Umwelt, Self

Resumo

Este artigo aborda aspectos ligados aos processos de criação de cantores, trazendo também seu diálogo com o trabalho de criação dos compositores. Isso inclui as questões de Umwelten (Vieira 2008, 2009), suj­eito e self Peirceano (Colapietro 1989, 2003), o conceito de mestiçagem (Laplantine e Nouss 2002), suportes (escritos ou oralizados), e a percepção ecológica, tal como conceituada por J. Gibson (1979). Para contribuir com a reflexão sobre esses aspectos, selecionamos alguns depoimentos de cantores acerca de suas criações interpretativas da Canção de Amor de Villa-Lobos, buscando trazer à luz conhecimentos sobre seus processos criativos, sempre inacessíveis ao público. Esses depoimentos constam de nossa tese de doutorado defendida na linha de pesquisa de Processos de Criação. Recorremos ainda, a recursos da crítica de processos e redes da criação de Cecilia Salles (2006, 2008, 2010, 2011).

Biografia do Autor

  • Lucila Tragtenberg, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Soprano, mestre em Canto pela UFRJ e doutora em Processos de Criação nas Mídias pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Desenvolve intensa atividade como solista em música contemporânea, câmara, ópera, eventos multimídia. Possui gravações em CDs e trilhas sonoras para teatro e cinema. Professora de voz na PUC-SP, UDESC-SC e na UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Criação, Transcriação e Voz pesquisando os processos de criação da interpretação, realizados pelo cantor. Orientadora vocal na Casa das Rosas em 2016/2017/ 2018 ministrando cursos de criação vocal poética e dramática.

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Publicado

2021-10-17

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Interpretação Vocal E Processos De criação”. 2021. Per Musi, nº 41 (outubro): 1-21. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.35863.

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