O Ator-cantor-dançarino negro Martinho Corrêa Vasques (1822-1890)

lundus, árias, vaudevilles e paródias no Império da escravidão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.37599

Palavras-chave:

Lundu, Ópera cômica, Teatro musicado, Performance, Escravidão

Resumo

Baseado em pesquisa hemerográfica e bibliográfica, este artigo discorre sobre a trajetória artística do ator-cantor-dançarino cômico Martinho Corrêa Vasques (1822-1890), no período compreendido entre 1841 e 1875, desde a sua entrada na companhia dramática de João Caetano, com a qual se apresentou em espetáculos teatrais em benefício da alforria de escravizados e de irmandades católicas de negros e homens livres pobres na década de 1840, até o período mais longo da carreira do artista, quando atuou na capital imperial e nas províncias do Rio Grande, São Paulo, Pernambuco e Bahia. O artigo assinala as características fundamentais do estilo de atuação de Martinho Corrêa Vasques, destacando o importante papel de coautoria desempenhado pelo artista na performance cênico-musical de lundus, árias, vaudevilles e paródias, além de revelar implicações sociopolíticas e étnicas da atuação do artista negro nos palcos oitocentistas, durante o regime escravocrata.

Biografia do Autor

  • Luiz Costa-Lima Neto, Escola de Música Villa-Lobos

    Bacharel em Composição Musical (Universidades Integradas Estácio de Sá), Licenciado em Educação Artística com Habilitação Plena em Música (Conservatório Brasileiro de Música/RJ), Mestre e Doutor em Musicologia (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO), Pós-Doutor em História (Universidade Federal Fluminense/UFF, 2017), Pós-Graduando em Musicoterapia (CBM/RJ). É professor de composição, arranjo, percepção e teoria na Escola de Música Villa-Lobos e autor de livros como Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846) (Rio de Janeiro: Livraria e Edições Folha Seca, 2018), fruto de sua pesquisa de doutorado em Musicologia, contemplada com o Prêmio Capes de Teses 2015, na área de Artes/Música.

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Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Ator-Cantor-dançarino Negro Martinho Corrêa Vasques (1822-1890): Lundus, árias, Vaudevilles E paródias No Império Da escravidão”. 2022. Per Musi, nº 42 (março): 1-31. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.37599.