O caderno de Elena Badilla e as obras de Juan Guillermo Jara

reflexos da atividade musical e violonística na cidade de Talcahuano no início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.37887

Palavras-chave:

violão no Chile, cadernos de partituras, Elena Badilla, Juan Guillermo Jara, atividade musical em Talcahuano

Resumo

O caderno de Elena Badilla é um álbum privado do início do século 20 que contém trinta e quatro partituras para guitarras. Além de peças editadas de autores consagrados, no seu interior encontram-se algumas obras manuscritas inéditas que supostamente pertencem a Juan Guillermo Jara, compositor atualmente desconhecido. O artigo a seguir apresenta os avanços na investigação dessa fonte. Neste sentido, explora o contexto social e cultural da guitarra no país no início do século XX, com particular destaque para a cidade de Talcahuano, uma localidade a sul de Santiago. Da mesma forma, o caderno é abordado como objeto material enquanto se faz uma análise teórica e musical das obras inéditas atribuídas preliminarmente a Jara. Os resultados alcançados permitem lançar luz sobre a atividade violonística ocorrida nas primeiras décadas de 1900.

Biografia do Autor

  • Pablo Soto Hurtado, Universidade Metropolitana de Ciências da Educação, Chile

    Violonista e pesquisador. Doutor em Artes pela Universidade Católica do Chile; Diploma de Pós-Graduação em Performance Musical pelo Trinity College of Music em Londres; Bacharelado em Música (Violão) pela Universidade Católica do Chile. Como solista, desenvolveu uma carreira destacada com recitais em vários países da América Latina e Europa. Obteve também reconhecimentos em concursos nacionais e internacionais de interpretação musical. Suas áreas de interesse de pesquisa são a história do violão clássico no Chile, técnica e performance musical. Tem apresentado seus trabalhos em conferências e congressos no Chile, Brasil e México e já foi publicado em diversas revistas especializadas. Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Metropolitana de Ciências da Educação em Santiago do Chile.

  • Renato Serrano Muñoz, Universidade Federal de Santa Maria

    Violonista clássico e professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil), onde atua como docente e pesquisador na graduação e pós-graduação, e como Vice-Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Ele é Bacharel em Música (Violão Clássico) pela Pontificia Universidad Católica de Chile, Mestre em Música pela University of Arizona e Doutor em Artes Musicais pela University of Arizona. Como violonista clássico, tem sido aclamado por suas atuações em diversos países da América e Europa. Ele também ganhou mais de quinze prêmios em importantes concursos internacionais de violão clássico, incluindo o Primeiro Prêmio no "Concurso Internacional de Guitarra Andrés Segovia" (Almuñécar, Espanha), o Primeiro Prêmio no "Concurso Internacional de Guitarra José Tomás" (Petrer, Espanha), e o Segundo Prémio no “Concurso Internacional de Guitarra Francisco Tárrega” (Benicassim, Espanha).

Referências

Andreu Ricart, Ramón. 1995. Estudiantinas chilenas. Origen, desarrollo y vigencia (1884-1955). Santiago de Chile: Fondo de desarrollo de la Cultura y las Artes.

Comandancia General de armas de Concepción. 1903. Comandancias. Volumen 149. Talcahuano. Archivo Histórico de Concepción.

El Mercurio, Valparaíso. 1912. “El concierto Llobet”. El Mercurio. Valparaíso, 13 de agosto, 4.

El Sur, Concepción. 1903. “Órdenes”. El Sur, Concepción, 18 de junio, 1.

El Sur, Concepción. 1903. “Prof. O.M. Serrato”. El Sur, Concepción, 19 de junio, 2.

El Sur, Concepción. 1912. El Sur, Concepción, 17 de agosto, 4.

El Sur, Concepción. 1912. “Llobet”. El Sur, Concepción, 20 de agosto, 4.

El Sur, Concepción. 1918. “Miguel Llobet”. El Sur, Concepción, 3 de agosto, 4.

Fernández Losada, E. 2016. “Formas de libertad femenina en Emilia Pardo Bazán”. Aposta. Revista de Ciencias Sociales, 70: 84-101.

Fuertes, Roberto y Bernardo Zamora. 2007. Del salón a la música popular en la guitarra de Carlos Pimentel. Valparaíso: Archivo musical de Carlos Pimentel.

González, Juan Pablo y Rolle, Claudio. 2005. Historia social de la música popular en Chile, 1890-1950. Santiago de Chile: Eds. Universidad Católica de Chile.

L.E.C. 1918. “Teatro Colón. El concierto Llobet”. El Mercurio. Valparaíso, 23 de julio, 3.

Revista Sucesos. 1903. Revista Sucesos, Valparaíso, 15 de agosto, 7.

Revista Sucesos. 1905. Revista Sucesos, Valparaíso, 21 de abril, 34.

Revista Sucesos. 1905. Revista Sucesos, Valparaíso, 18 de agosto, 24.

Revista Sucesos. 1906. Revista Sucesos, Valparaíso, 13 de abril, 32.

Revista Sucesos. 1909. Sucesos, Valparaíso, 3 de junio, 24.

Revista Sucesos. 1913. Revista Sucesos, Valparaíso, 7 de agosto, 14.

Revista Sucesos. 1915. Revista Sucesos, Valparaíso, 11 de noviembre, 24.

Solís, Luis. 2013. “El toque flamenco, Antonio Alba y la música de salón en Chile, a comienzos del siglo XX”. Tesis de Magister, Pontificia Universidad Católica de Chile.

Soto Hurtado, Pablo. 2020. “Registros de prensa de los conciertos de Antonio Jiménez Manjón, Miguel Llobet y Agustín Barrios en Chile en los albores del siglo XX”. Revista Musical Chilena, 74(234): 48-67.

Uribe, Cristhian. 2003. “Cien Años de Guitarra en Chile: de los Salones Criollos a la Sala de

Conciertos (1880 – 1980)”. Tesis doctoral, Universidad de Oviedo, España.

X.X. 1912. “Crítica musical. Conciertos de guitarra”. El Mercurio. 25 de agosto, 7.

Publicado

2022-03-14

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Caderno De Elena Badilla E As Obras De Juan Guillermo Jara: Reflexos Da Atividade Musical E violonística Na Cidade De Talcahuano No início Do século XX”. 2022. Per Musi, nº 42 (março): 1-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.37887.