Palavra escrita (Bilac, Iessiênin e Augusto de Campos) e palavra cantada (Toquinho e Belchior)

aspectos estilísticos do poema e da canção na Literatura e na MPB

Autores

Palavras-chave:

Estilística discursiva na música popular, Análise dialógica do discurso, Esferas discursivas e gênero de discurso, Literatura, poema e canção, Olavo Bilac, Sierguéi Iessiênin, Augusto de Campos, Toquinho, Belchior

Resumo

Assumindo a Literatura e a Música Popular Brasileira enquanto práticas discursivas, nosso objetivo neste artigo é analisar os aspectos estilísticos de três enunciados dos gêneros poema e canção, produzidos respectivamente nas esferas discursivas literária e verbomusical, e que mantêm entre si um diálogo intertextual. Os textos analisados, sob a ótica dos estudos de Bakhtin e de seu Círculo, são o poema Até logo, até logo, companheiro, tradução de Augusto de Campos para texto de Sierguéi Iessiênin; a canção quase homônima, musicada por Toquinho a partir da tradução de Campos; e a canção Até mais ver, uma adaptação do poema de Iessiênin feita por Belchior, que dialoga também com o poema In extremis de Olavo Bilac. Em nosso estudo, verificamos como se dá a relação interdiscursiva, se de modo contratual ou polêmico, operada pelos autores-criadores Augusto de Campos, Toquinho e Belchior, a partir de Sierguéi Iessiênin.

Biografia do Autor

  • Josely Teixeira Carlos, Universidade de São Paulo (USP)

    Josely Teixeira Carlos é Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo desenvolvido desde 2009 pesquisa sobre música popular brasileira na área de Análise do Discurso e no âmbito do “Grupo de Estudos sobre Retórica e Argumentação” (GERAR). Sua tese aborda as relações polêmicas entre o compositor Belchior e outros cancionistas da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Entre 2011 e 2012, realizou, com bolsa CAPES, estágio sanduíche nas Universidades Paris-Sorbonne e Paris-Est Créteil Val de Marne, sob a orientação do professor Dominique Maingueneau. Possui Graduação em Letras (2003) e Mestrado em Linguística (2007) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É radialista, redatora e revisora com passagem pela Rádio Universitária de Fortaleza e pelo Governo do Estado do Ceará. Como professora, lecionou nas Universidades Federal e Estadual do Ceará e Universidade do Vale do Acaraú (UVA) nas disciplinas de Linguística, Análise do Discurso e Língua Portuguesa. Nessas instituições, participou de bancas e orientou trabalhos de graduação e especialização. Atuou também como tutora de Ensino à Distância na UFC e Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Foi membro de 2004 a 2009 do Grupo de Pesquisa “Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais” (DISCUTA), da UFC. Tem experiência na área de Letras, principalmente em Linguística e Análise do Discurso.

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Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Palavra Escrita (Bilac, Iessiênin E Augusto De Campos) E Palavra Cantada (Toquinho E Belchior): Aspectos estilísticos Do Poema E Da canção Na Literatura E Na MPB”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-17. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39199.