Ensino Musical e Enriquecimento Curricular
contornos e considerações da política “Escola a Tempo Inteiro” (ETI)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.39352Palavras-chave:
Escola a Tempo Inteiro, educação artístico-musical, Atividades de Enriquecimento Curricular, lúdicoResumo
Este artigo aborda os contornos da política de ação pública - “Escola a Tempo Inteiro” (ETI), compreendendo a operacionalização, passados cerca de 15 anos desta implementação, em Portugal Continental, numa interligação à possível igualdade de oportunidades a outras atividades - ensino da música (1.º ciclo Ensino Básico), assinalando o papel de poder do Estado. A metodologia analisa um conjunto de documentação legislativa/especializada e estudos científicos e procuramos compreender as implicações do ensino musical no enriquecimento curricular (AEC), em articulação com a nossa experiência. Assinalamos a aplicação desta política na Região Autónoma da Madeira, por terem sido os pioneiros, no contexto português e fazemos um paralelo com a Escola a Tempo Integral brasileira, de modo a percecionar diferenças e semelhanças na educação artístico-musical. Concluímos com uma abordagem da transposição da ETI a outros ciclos de estudo questionando o tempo/ludicidade das AEC, aliados a ferramentas de poder das políticas de ação pública.
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