Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628

Palavras-chave:

comunicação não-verbal, linguagem corporal, educação musical, ensino de música, ensino de violino

Resumo

Este artigo resultou de uma investigação naturalista, quali-quanti, sendo um estudo de caso, vertente multi-casos. Como objetivo, identificou-se a importância de determinada comunicação não-verbal em aula individual de violino. A investigação foi realizada a partir da análise de bibliografia especializada, de ficha de observação direta da ação de um professor de violino, de bloco de notas e de entrevista semiestruturada realizada àquele. Os resultados foram triangulados e analisados, concluindo-se que determinada comunicação não-verbal, se usada conscientemente, dá ao professor a possibilidade de transmitir a sua mensagem de forma mais clara e competente, obtendo o reconhecimento pedagógico-didático por parte dos alunos, tornando o ambiente de sala de aula propício a um ensino/aprendizagem mais eficaz.

Biografia do Autor

  • Francisco Parente Ramos, Universidade Nova de Lisboa

    iniciou os seus estudos musicais em violino na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa e o Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora. Atualmente é doutorando em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e professor de violino no Conservatório de Música Sons e Compassos (Terrugem, Sintra). Durante a sua formação frequentou diversas masterclasses e estágios de orquestra com diversos maestros e violinistas como Ernest Schelle, Jean-Sebastian Bereau, Roberto Perez, Cármelo De Los Santos, Daniel Rowland, Ilona Sie Dhian Ho, Vasco Azevedo, Michael Zilm, Pedro Neves, Martin André, Christopher Bochmann, entre outros. Enquanto violinista profissional já colaborou em gravações e/ou concertos de vários grupos e orquestras como a Orquestra de Câmara de Almada, Orquestra
    Philarmónica de Lisboa, Orquestra de Câmara de Sintra, Os Maquinistas, All in Folk, Sam the Kid e Velvet Quintet. Com o quarteto de cordas Naked Lunch colaborou na gravação do primeiro livro/CD da Lisbon Poetry Orchestra “Poetas Portugueses de Agora”, participando frequentemente em vários concertos deste coletivo. Além disso, inserido no mesmo quarteto, tem participado em alguns concertos e/ou gravações de Afonso Cabral, Conan Osíris, Vitorino Salomé, Abril em Branco e António Chaínho.

  • António Ricardo Mira, Universidade de Évora

    Doutor em Ciências da Educação. A sua Tese de Doutoramento versa a Comunicação Não-verbal, tema de sua preferência como investigador e docente. Também leciona e investiga na área da Didática da Língua Materna e das Línguas Estrangeiras. Igualmente o faz no âmbito da Relação/Comunicação Pedagógica. Tem trabalho no campo da Didática da Literatura para a Infância e Adolescência. Similarmente, tem investigação nos campos da Integração de Alunos Imigrantes em Meio Escolar, do Bullying Escolar e do Ciberbullying. Também se dedica a temáticas que costuma designar por Didática das Situações/Experiências de Aprendizagem. Tem, ainda, como interesses de investigação a formação de professores e a supervisão pedagógica. Trabalha, desde há algum tempo, na formação de profissionais da saúde e de outras áreas, ao nível da Comunicação Não-verbal. Tem publicações, sobre os temas referidos, em Portugal, Espanha, França e Brasil. É Professor Auxiliar Jubilado Ativo na Universidade de Évora, Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação.

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Publicado

2022-09-14

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Comunicação não-Verbal Em Contexto De Aula Individual De Violino”. 2022. Per Musi, nº 42 (setembro): 1-21. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.39628.