Verbo fálico
sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo
Palavras-chave:
Música popular brasileira, Análise verbo-musical, Chico Buarque e Edu LoboResumo
Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência, interessa-nos tentar perceber de que modo aspectos daqueles dois textos estão correspondidos e contribuem para a construção discursiva do sentimento amoroso, cenário afetivo em que um erótico eu-lírico entoa o canto sensual de sua vontade. Devido às relações pressentidas entre um discurso de fundo religioso-cristão e certa carga de sensualidade em Sobre todas as coisas, guardaremos, também, nossa leitura do poema O grande circo místico, publicado por Jorge de Lima em A túnica inconsútil (1938), além de referências ao compêndio Bíblia Sagrada.
Referências
BUARQUE, Chico; LOBO, Edu. O grande circo místico. Rio de Janeiro: Som Livre, 1983 (CD 11-v005, remasterizado).
_____. Sobre todas as coisas [partitura]. In: CHEDIAK, Almir. Songbook Chico Buarque – vol. III. 3 ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 1999, p.165-167.
CâNTICO DOS CâNTICOS DE SALOMãO. In: Bíblia Sagrada. Tradução de padre Antônio Pereira de Figueiredo. Notas de mons. José Alberto de Castro Pinto. Rio de Janeiro: Edição Barsa, 1965.
CHEDIAK, Almir. Harmonia e improvisação. 16 ed. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, s.d.
FARACO, Carlos E.; MOURA, Francisco Marto de. Literatura brasileira. 10 ed. São Paulo: Ática, 1994.
LIMA, Jorge de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Sabiá, 1969.
PLATãO. O Banquete - Apologia de Sócrates. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 2 ed. rev. Belém: EDUFPA, 2001.
SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. In: Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. CAVALCANTE, Berenice; STARLING, Heloisa M. M.; EISENBERG, José (org.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. (Vol 1)
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2002.
ULHÔA, Martha Tupinambá de. Nova história, velhos sons: notas para ouvir e pensar a música brasileira popular. In: Debates, vol. 01. Rio de Janeiro: CLA/Unirio, 1997, p.80-99.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.