Verbo fálico

sobre o erotismo divino na canção Sobre todas as coisas de Chico Buarque e Edu Lobo

Autores

Palavras-chave:

Música popular brasileira, Análise verbo-musical, Chico Buarque e Edu Lobo

Resumo

Este artigo pretende realizar uma leitura interpretativa da canção Sobre todas as coisas, composta por Chico Buarque e Edu Lobo, gravada originalmente no LP O grande circo místico (1983). A partir da ideia de canção como espaço que conjuga os textos verbal (a letra) e musical (melodia, harmonia e ritmo), vistos em relação de mútua correspondência, interessa-nos tentar perceber de que modo aspectos daqueles dois textos estão correspondidos e contribuem para a construção discursiva do sentimento amoroso, cenário afetivo em que um erótico eu-lírico entoa o canto sensual de sua vontade. Devido às relações pressentidas entre um discurso de fundo religioso-cristão e certa carga de sensualidade em Sobre todas as coisas, guardaremos, também, nossa leitura do poema O grande circo místico, publicado por Jorge de Lima em A túnica inconsútil (1938), além de referências ao compêndio Bíblia Sagrada.

Biografia do Autor

  • Márcio Ronei Cravo Soares, Rede Inconfidência de Rádio, Belo Horizonte, MG

    Mestre em Música (UFMG) e Licenciado em Letras-Português (UFES). Atua como professor universitário em faculdades particulares de Belo Horizonte, ministrando disciplinas voltadas para a produção e a interpretação de textos. Participa de formações de música popular (Jazz, MPB e Rock), como contrabaixista e violonista. Radialista, trabalha como Locutor na Rede Inconfidência de Rádio, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Possui contos e poemas publicados em antologias. Possui artigos acadêmicos publicados nas áreas de Música, Literatura e Linguística.

Referências

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Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Verbo fálico: Sobre O Erotismo Divino Na canção Sobre Todas As Coisas De Chico Buarque E Edu Lobo”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39654.