O Modalismo em alguns compositores da música popular do Brasil pós Bossa Nova

Autores

Palavras-chave:

Modalismo na música popular brasileira, Canção de protesto no Brasil, Jazz modal

Resumo

Estudo sobre utilização de modalismo no período pós Bossa Nova na música popular brasileira da década de 1960. A partir da valorização da cultura popular via Canção de Protesto, aponta-se o uso comum de procedimentos modais em diversos compositores representativos da época (Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Moacir Santos, Egberto Gismonti, Milton Nascimento e Caetano Veloso). A ocorrência desses procedimentos é fundamentada em comparações com as manifestações do modal jazz norte-americano, bem como em antecedentes de tradições étnico-musicais brasileiras, que serviram de guia para uma tendência estética desse período.

Biografia do Autor

  • Paulo José de Siqueira Tiné , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutor em Música pela ECA-USP (2008). Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da
    Universidade Estadual de Campinas. Autor do livro Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação em 2011 pela editora Rondó, com apoio da FAPESP. Lançou também os Cds autorais Vento Leste (1997), Quartetos (2008) e Ano 10 (2010), CD da Big Band da Santa, grupo do qual é regente.

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Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Modalismo Em Alguns Compositores Da Música Popular Do Brasil pós Bossa Nova”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39656.

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