Convenções e invenções em torno da tópica 5 - #5 - 6 no processo musical nacionalista no Brasil

Autores

  • George Manoel Farias Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina

Palavras-chave:

Roy Wagner, Teoria das Tópicas, Nacionalismo na Música Popular, Ary Barroso, Pixinguinha, Gonzaguinha

Resumo

Este artigo tem por objetivo averiguar o processo de consolidação da tópica 5 - #5 - 6 na música brasileira, bem como seu uso como elemento de significação nacionalista em canções de compositores como Pixinguinha, Ary Barroso e Gonzaguinha, buscando estabelecer um diálogo com a teoria semiótica de Roy Wagner, que trata do continuo processo de transformação ao qual os elementos simbólicos de qualquer grupo cultural estão sujeitos.

Biografia do Autor

  • George Manoel Farias, Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina

    Mestre em Música (Musicologia – Etnomusicologia) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), quando, sob orientação do Prof. Dr. Acácio Tadeu de Camargo Piedade, desenvolveu a dissertação intitulada Um Tabuleiro Bem Brasileiro: Ary Barroso e o Processo de Construção de uma Expressão Musical Nacional. Atua profissionalmente como professor efetivo de Artes da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina, desde 2002, lecionando educação musical nos níveis de ensino fundamental e médio. Tem experiência profissional como músico, integrando atualmente, como trompetista, a banda Sociedade Musical União Josefense. Já integrou também, como violonista, a Orquestra de Violões da UDESC (1997-1998) e, como guitarrista, a Big Band da UDESC (2002) e a banda Roadhouse (1997 – 2004).

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: Reflexões Sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo. Lisboa: Edições 70, 2005.

CABRAL, Sérgio. Pixinguinha : vida e obra. 4. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2007.

FARIAS, George Manoel. Um tabuleiro bem brasileiro: Ary Barroso e o processo de construção de uma expressão musical nacional. Florianópolis: UDESC, 2010. Disponível [on line] em http://www.pergamumweb.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000F/00000FB1.pdf

GELLNER, Ernest. Nacionalismo e Democracia. Brasília: Ed. da UnB, 1981.

GOLDMAN, Márcio. O Fim da Antropologia. Resenha crítica de “A Invenção da Cultura” de Roy Wagner. In: Novos Estudos Cebrap, n. 89, 2011, p.195-211.

GOMES, Carlos. Il Guarany. plate B.A. 7136, São Paulo: Ricordi, n.d.(ca.1920). Disponível [on line] em http://imslp.org/wiki/Il_Guarany_(Gomes,_Carlos)

NASCIMENTO JÚNIOR, Luiz Gonzaga do. É. Álbum: Corações Marginais (faixa 4). WEA: 1988. Disco (LP) de 33 rpm.

GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: O Estado Nacional e o Nacionalismo no Séc. XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

HOBSBAWM, Eric. Nações e Nacionalismo Desde 1780: Programa, Mito e Realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

MASCARENHAS, Mário. O melhor da música popular brasileira : com cifras para piano, órgão, violão e acordeon. São Paulo: Irmãos Vitale, 1982.

PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Música Popular, Expressão e Sentido: comentários sobre a Teoria das Tópicas na Música Brasileira. Artigo. Anais do III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET), 2006.

p.11-14. Disponível [on line] em http://www.pesquisamusicaufpb.com.br/Masters/anais_abet2006.pdf. Acessado em 2008.

PIXINGUINHA. Carinhos. Intérprete: Orquestra Victor Brasileira. Álbum nº 33209. Victor: 1929. Disco de 78 rpm. Disponível [on line] em http://acervos.ims.uol.com.br/

REILY, Suzel Ana. Macunaíma’s Music: National Identity and Ethnomusicological Research in Brazil. In: STOKES, Martin. (ed.) Ethnicity, Identity and Music: the musical construction of place. Oxford/Providence: Berg, 1994. p.71-96.

SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A Canção no Tempo: 85 Anos de Músicas Brasileiras. Vol.1: 1901 – 1957. 6ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2006.

SOARES, Astréia. Outras conversas sobres os jeitos do Brasil: O nacionalismo na Música Popular. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2002.

TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e Música Brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

TURINO, Thomas. Nationalism and Latin American Music: Selected Case Studies and Theoretical Considerations. Artigo. Latin American Music Review, vol. 24,nr. 2, fall/winter 2003, p.169-208.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. 5ª edição Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; Editora UFRJ, 2004.

WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

WAGNER, Roy. Lethal Speech: Daribi Myth as Symbolic Obviation. Symbol, Myth and Ritual Series. Ithaca: Cornell University Press, 1978.

WAGNER, Roy. Symbols that Stand for Themselves. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1986.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Convenções E invenções Em Torno Da tópica 5 - #5 - 6 No Processo Musical Nacionalista No Brasil”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39691.