Música e política no surgimento da Bossa Nova

Autores

  • Tomás Andrés Frère Affanni Universidade de Buenos Aires (Argentina)

Palavras-chave:

Estética, Política, Bossa Nova

Resumo

Este artigo focaliza a análise do álbum Chega de saudade, do violonista brasileiro João Gilberto, lançado em 1959. Por um lado, analisamos questões formais como o ritmo, a construção harmônica e melódica, o papel da voz de Gilberto na construção harmônica e melódica, e todas as inovações estéticas que o disco introduziu. Por outro lado, e de forma mais ampla, através de uma contextualização das discussões políticas do período, o artigo avança um problema fundamental para a música do século XX: o problema da relação entre a estética e a política. O trabalho é baseado na renovação estética introduzida pela Bossa Nova, e nos discursos contra ela, que a acusavam de ser "reativa",  "música burguesa", etc., a fim de pensar no lugar onde se encontra a política da música popular.

Biografia do Autor

  • Tomás Andrés Frère Affanni , Universidade de Buenos Aires (Argentina)

    Graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires. Seu projeto de doutorado "El vínculo entre estética y política en la música argentina del siglo XX" (A ligação entre estética e política na música argentina do século XX) está atualmente sob avaliação. Ele leciona na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (Música e filosofia, abordagens a uma relação problemática). Desde 2008 ele é editor e editor da revista Amartillazos. Revista de filosofía, estética y política, e tem contribuído com artigos para várias publicações na área da música.

Referências

CASTRO, R. (2008). Chega de saudade. A história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo: Companhia de Bolso.

DE CAMPOS, A. (2006). Balance(o) de la Bossa Nova y otras bossas. Buenos Aires: Vestales.

DELEUZE, G. y GUATTARI, F. (1993). ¿Qué es la filosofía?. Barcelona: Anagrama.

GAVA, J.E. (2008). A linguagem harmônica da Bossa Nova. São Paulo: Editora UNESP.

GUARNIERI, C. (1950). Carta abierta a todos los músicos y críticos musicales de Brasil. O Estado de São Paulo. São Paulo: 17 de diciembre de 1950.

MEDÁGLIA, J. (2011), Entrevista con Arrigo Barnabé en programa radial Supertônica. Um programa sobre o gosto, Rádio Cultura Brasil, 07/01/2011 (disponible online en http://www.culturabrasil.com.br/programas/supertonica/arquivo-11/caetano-veloso-1968-por-julio-medaglia-2)

NEVES, J.M. (1981). Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira.

STREGA, E. (2009). Bossa Nova y Nuevo Tango. Una historia de Vinicius a Ástor. Buenos Aires: Corregidor.

VELOSO, C. (2004). Verdad tropical. Barcelona: Salamandra.

ZÉ, T. (2011), Entrevista con Arrigo Barnabé en programa radial Supertônica. Um programa sobre o gosto, Rádio Cultura Brasil, 04/02/2011 (disponible online en http://www.culturabrasil.com.br/programas/supertonica/arquivo-11/chega-de-saudade-por-tom-ze-3)

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Música E política No Surgimento Da Bossa Nova”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39696.