A Bossa Nova e a música cearense dos anos 70

Autores

Palavras-chave:

Bossa Nova, Música cearense, Polêmica discursiva

Resumo

Neste artigo procuramos mostrar que a atitude antibossanovista evidenciada no plano da expressão musical nas vozes, nos gêneros e nos arranjos das canções do “Pessoal do Ceará” também se manifesta no plano textual das canções desses artistas que apareceram na década de 1970 no cenário musical brasileiro. A fim de ilustrar essa discussão, analisamos as canções Berro e Abertura (EDNARDO, 1976) sob o ponto de vista da Análise do Discurso. As conclusões ratificam a tese de que, paralela à linha evolutiva aberta pela Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro, outras linhas, que se originaram em ambiente musical mais distanciado do sudeste do país, evoluíram a um só tempo explorando o veio aberto pela estética bossanovista e se demarcando desta tanto nos textos como na expressão musical.

Biografia do Autor

  • Nelson Barros da Costa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Mestre em Educação (UFC) e doutor em Linguística Aplicada (PUC/SP – Université de Rouen - FR), com pós-doutorado na Universidade de Paris XII (Val de Marne). É Professor Associado do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Leciona, pesquisa e orienta dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC na área de Análise do Discurso aplicada ao discurso literomusical brasileiro. Coordena o grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta – www.grupodiscuta.ufc.br).

  • Maria das Dores Nogueira Mendes, Universidade Federal do Ceará (UFC) / CNPq

    Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa sobre música popular brasileira, especificamente sobre a música cearense utilizando a Análise do Discurso Francesa, na perspectiva de Dominique Maingueneau, como teoria de base. É professora do Curso de Formação de Docentes em Língua Portuguesa e suas Literaturas da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Leciona e orienta monografias na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Análise do Discurso. Atua como tutora no Curso de Graduação Semi-Presencial em Letras, organizado pela Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal do Ceará e Instituto UFC Virtual. É membro do grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta).

Referências

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Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Bossa Nova E a Música Cearense Dos Anos 70”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-9. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39697.