Como se toca o baião
combinações de elementos musicais no repertório de Luiz Gonzaga
Palavras-chave:
Luiz Gonzaga e o baião, Práticas interpretativas da música nordestina, Apreciação musicalResumo
Este trabalho busca ilustrar e explicar combinações entre elementos musicais presentes na estilização do baião, operada pelo compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga (1912-1984) entre as décadas de 1940 e 1950. Tal apreciação crítica visa sua aplicação na interpretação, composição, arranjo, análise musical e improvisação, e pode contribuir para mapear a reutilização e ressignificação de elementos estético-musicais relacionados ao baião em diferentes momentos e cenários da música brasileira.
Referências
BAILEY, Derek. Improvisation: its nature and practice in music. Cambridge and New York: Da Capo Press, 1993.
CASCUDO, Luiz da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura, 1962.
CÔRTES, Almir. Improvisando em Música Popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a “música instrumental” brasileira. 2012. 313p. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
DIAS, Lêda. O acordeão e seus sotaques. In: Sotaques do fole / SESC, Departamento Nacional. Rio de Janeiro, 2011. p.10-30.
MENEZES BASTOS, Rafael José de. As contribuições da música popular brasileira às músicas populares do mundo: diálogos transatlânticos Brasil/Europa/África (segunda parte). Antropologia em primeira mão, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FERRETI, Mundicarmo. Baião de dois: a música de Zé Dantas e Luiz Gonzaga no seu contexto de produção e sua atualização na década de 70. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Ed. Massangana, 1988.
FREITAS, Sergio Paulo Ribeiro de. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular. 2010. 859p. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
GUERRA-PEIXE, César. Variações sobre o baião. O Tempo, São Paulo. 1954, ago.15. Disponível em: http://www.guerrapeixe.com/textos/texto17.html. Acesso em 20/05/2012.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. In: Coleção História do Povo Brasileiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Revista Opus, 11, 2005, p.197-207.
RAMALHO, Elba Braga. Luiz Gonzaga: his career and his music. Liverpool, 1997. 318p. Tese (Doutorado em Música). University of Liverpool.
ROCHA, Eder “o”. s.d. Zabumba moderno. Pernambuco: Funcultura.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-33). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/UFRJ, 2001.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2008.
SILVEIRA, Mané. [Manoel Carlos de Campos Silveira] São Paulo, Brasil, 03 de nov. 2009. Entrevista concedida ao pesquisador Almir Côrtes.
SIQUEIRA, João Baptista. Influência ameríndia na música folclórica do Nordeste. Rio de Janeiro: Concurso de títulos e provas da E.N.M. da Universidade do Brasil, 1951.
TINÉ, Paulo José de Siqueira. Procedimentos modais na música brasileira: do campo étnico do nordeste ao popular da década de 1960. São Paulo, 2008. 196p. Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da música popular: da modinha à Canção de Protesto. Rio de janeiro: Editora Vozes, 1974.
VANDERLEY, Paulo. Discos. Disponível em . Acessado em 20/03/2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.