“Roda em volta de mim, que a polca paraguaia é assim”

encontros culturais na canção popular urbana e transformações políticas em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Alvaro Neder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Palavras-chave:

Etnomusicologia no Mato Grosso do Sul, Música regional brasileira, Pós-estruturalismo e música

Resumo

A música popular urbana de Mato Grosso do Sul é terreno de conflitos em diversos planos: natureza/cultura, elites agrárias/burguesia urbana, latinoamericanismo/segurança nacional, local/global. Utilizando o método etnográfico, por meio de observação participante, entrevistas e análise de canções, estudaram-se as relações entre a música popular e as ideologias dominantes desde a década de 1960 até a atualidade em Campo Grande, cidade que centraliza as decisões do estado. Entre a preocupação em desrecalcar as vozes silenciadas pelas elites agrárias em busca de modernização capitalista, e a cooptação promovida pelas necessidades do poder, as possibilidades políticas desta música foram multiformes. Apesar de suas contradições, ela participou, com um papel ativo e anti-hegemônico – não como mero reflexo da atividade econômica – do processo de desestabilização do poder político mantido historicamente pelos pecuaristas em Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

  • Alvaro Neder , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

    Etno/musicólogo e professor da graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Possui Doutorado em Música, pela UNIRIO (2012), e Doutorado Multidisciplinar em Letras (Literatura Brasileira, Linguagem e Teoria da Literatura) pela PUC-Rio (2007). Foi Teacher Assistant na Universidade Brown durante parte de seu estágio de doutoramento nesta universidade, ministrando o curso Introduction to Ethnomusicology. Publicou o livro Creativity in Education: Can Schools Learn with the Jazz Experience? (WCP, EUA, 2002). Sua tese de doutorado sobre a MPB dos anos 60 foi selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio para representar o programa no Grande Prêmio Nacional Capes de Teses de Doutorado 2008. Como crítico musical, publicou textos para vários livros de referência lançados nos EUA e acima de 2.300 artigos na imprensa norte-americana. Desde 1980 atua como professor de música, músico e produtor musical, tendo sido membro da Old Time String Band, coordenada pelo etnomusicólogo Jeff Titon.

Referências

AGÊNCIA POPULAR DE NOTÍCIAS. Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Começam oficialmente em MS os Jogos Abertos Brasileiros. JUNQUEIRA, Vevila. Disponível em <http://www.sejel.ms.gov.br/canal.htm?canal=24&meio=materia&ma_id=457> (Acesso em 30 de Setembro, 2006).

ALVES, Gilberto Luiz. A casa comercial e o capital financeiro em Mato Grosso: 1870-1929. Campo Grande: Ed. UNIDERP, 2005.

______. Depoimento pessoal concedido ao autor. 26 jan. 2009.

BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul: a construção de um estado. Regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. Volume 1. Campo Grande: UFMS, 2009a.

______. Mato Grosso do Sul: a construção de um estado. Regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. Volume 2. Campo Grande: UFMS, 2009b.

FONSECA, Candido Alberto da; SIMÕES, Paulo. Os festivais de música no Sul de Mato Grosso (1967-1981). In: SÁ ROSA, Maria da Glória (Coord.). Festivais de música em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Editora da UFMS, 1981.

GUIZZO, José Octávio. A moderna música popular urbana de Mato Grosso do Sul. Imprensa da UFMS, 1982.

HOBSBAWM, Eric J.; RANGER, Terence O. A invenção das tradições. Tradução Celina Cardim Cavalcante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. Título original: The invention of tradition.

IBGE. Campo Grande, MS: estimativa da população 2009. In: IBGE Cidades. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1> (Acesso em 9 de Fevereiro, 2010), 2010.

______. Efetivo de bovinos em 31.12 e participações relativa e acumulada no efetivo total, segundo as Unidades da Federação e os 20 municípios com os maiores efetivos em ordem decrescente – 2009. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/ppm/2009/tabelas_pdf/tab10.pdf> (Acesso em 14 de Julho, 2011),2011a.

______. Tabela 7 - Participação das atividades econômicas no valor adicionado bruto a preços básicos, por Unidades da Federação - 2004-2008. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/contasregionais/2008/tabe las_pdf/tab07.pdf> (Acesso em 19 de novembro, 2011), 2011b.

______. Tabela 7 - Participação das atividades econômicas no valor adicionado bruto a preços básicos, por Unidades da Federação - 1995-2008. Disponível em <ftp://ftp.ibge.gov.br/Contas_Regionais/2008/tab07_retropolacao.zip> (Acesso em 19 de novembro, 2011), 2011c.

IDENTITY. In: New Shorter Oxford English DICTIONARY. Version: 1.0.03. Oxford: Oxford UP, 1997.

MS Notícias. “No próximo domingo, show reúne três gerações da música no MS”. ARRUDA, Josemil. Campo Grande. Disponível em <http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=204918> (Acesso em 23 de Setembro, 2006).

NACASATO, Odon. Depoimento pessoal concedido ao autor. 9 de janeiro, 2009.

NEDER, Alvaro S. C. “Enquanto este novo trem atravessa o Litoral Central”: Platinidad, poéticas do deslocamento e (des)construção identitária na canção popular urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. 2011. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

RMT. “Trem do Pantanal é eleita a música de Mato Grosso do Sul”. In: RMT Online. Sítio na Internet da Rede Matogrossense de Televisão. Disponível em http://rmtonline.globo.com/ms/ (Acesso em 29 de Maio, 2007).

SÁ ROSA, Maria da Glória. Música, signo revelador de uma cidade. In: MEDEIROS, L. P.; e CUNHA, M. L. (Orgs.). Campo Grande – 100 anos de construção. Campo Grande: Matriz Editora, 1999, p.221-236.

SÁ ROSA, Maria da Glória; MENEGAZZO, Maria Adélia; RODRIGUES, Idara N. Duncan. Memória da arte em Mato Grosso do Sul: histórias de vida. Campo Grande: UFMS/CECITEC, 1992.

SILVA, José de Melo e. Fronteiras guaranis. 2ª ed. Atualização e notas de Hildebrando Campestrini. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul [1939], 2003.

SIMÕES [CORRÊA FILHO], Paulo (Coord.). Raízes da música em Mato Grosso do Sul. Entrevistas com compositores. Realização inédita da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Entrevistas realizadas em 1984. [Campo Grande]: [s.n.], [1984?]. Cópia datilografada, não paginada.

SUPLAN/SECRETARIA DE ESTADO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO (Campo Grande, MS). Produto Interno Bruto - PIB/MS 1980/97 (mimeo). Campo Grande, [199-].

TRAVASSOS, Mário. Projeção continental do Brasil. São Paulo: Nacional, 1938.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“‘Roda Em Volta De Mim, Que a Polca Paraguaia é assim’: Encontros Culturais Na canção Popular Urbana E transformações políticas Em Mato Grosso Do Sul”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39701.