O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte I)

aspectos melódicos e harmônicos

Autores

  • Gabriel Ferrão Moreira Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Estilo indígena em Villa-Lobos, Modernismo e primitivismo musical, Análise e significado musical

Resumo

Primeira parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa primeira parte, apresento questões sobre aspectos melódicos e harmônicos no que chamo de seu “estilo indígena.” Quais os meios musicais objetivos empregados por Villa-Lobos para evocar a figura do índio na memória e na sensibilidade dos ouvintes de seu tempo? Existe um rol de procedimentos composicionais recorrentes nessa construção sonoro-musical do índio em sua obra? Argumento que há um modo de compor particular de Villa-Lobos quando trata da temática indígena/selvagem, um recorte específico de sua obra: seu “estilo indígena”.

Biografia do Autor

  • Gabriel Ferrão Moreira, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutorando em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Música (musicologia-etnomusicologia) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui graduação em Licenciatura em Música pela mesma universidade (2008). Atualmente pesquisa a linguagem modernista de Heitor Villa-Lobos. Possui pesquisas paralelas e publicações em eventos interdisiciplinares, em temas transversais como Religião, Gênero, História e suas relações com a Música. Também desenvolve projetos comunitários de educação musical de crianças e adultos através do canto coral e prática instrumental. Atua principalmente nos seguintes temas: Pesquisa em musicologia-etnomusicologia, composição, teoria musical ocidental e regência coral.

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Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Estilo indígena De Villa Lobos (Parte I): Aspectos melódicos E harmônicos”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-10. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39716.

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