Fenomenologia do maravilhoso na literatura italiana

Autores

Palavras-chave:

Maravilhoso, Dante, Ariosto, Literatura de viagem, Barroco

Resumo

O maravilhoso na literatura italiana assume diversas formas. Eu pretendo apresentar aqui três tipologias, escolhidas por serem arquetípicas e por explicarem o desenvolvimento futuro do gosto literário italiano. Concluirei minha fala com algumas considerações sobre a maravilha na música presente na literatura do século XVII.

Biografia do Autor

  • Erminia Ardissimo, Universidade de Torino (Itália)

    Erminia Ardissimo é catedrática de literatura italiana na Universidade de Torino. Ela obteve seu Ph.D. na Universidade de Yale, e o Doutorado de Pesquisa na Universidade Católica do Sacro Cuore de Milão. Publicou dois volumes sobre Torquato Tasso: “L’aspra tragedia” Poesia e sacro em Torquato Tasso (Firenze, Olschki, 1996) e Tasso, Plotino, Ficino. In margine a un postillato (Roma, Edizioni di Storia e Letteratura, 2003); um volume sobre oratória barroca sacra: Il Barocco e il sacro. La predicazione del teatino Paolo Aresi tra letteratura, immagini e scienza (Città del Vaticano, LibreriaEditrice Vaticana, 2001), um livro sobre literatura italiana do século XVII (Il Seicento, Bologna, Il Mulino, 2005), e outro
    sobre Dante (Tempo liturgico e tempo storico nella “Commedia” di Dante, Città del Vaticano, Libreria Editrice Vaticana, 2010). Editou Poemi biblici del Seicento (Alessandria, Edizioni dell’Orso, 2005), o Trattato delle acutezze de Matteo Peregrini (Torino, RES, 1997), uma seleção das cartas de Galileu (com comentários, Roma, Carocci, 2008). Em conjunto com Sabrina Stroppa escreveu Leggere testi letterari (Milano, Bruno Mondadori-Paravia, 2001). Recebeu um prêmio da Italian Academy for Advanced Studies at Columbia University Fellowship (2009) por sua pesquisa sobre “A emergência da Modernidade na Literatura Italiana do Século VII”.

  • Silvana Scarinci, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Silvana Scarinci estuda a música dos séculos XVI e XVII, principalmente a música vocal italiana, sob perspectivas interdisciplinares, com ênfase em literatura, gênero e a tradição clássica. Publicou o livro acompanhado de CD, Safo Novella: uma poética do abandono nos lamentos de Barbara Strozzi (Veneza, 1619 – 1677) (EDUSP e ALGOL editoras, 2008). É uma ativa alaudista, dedicando-se principalmente aos repertórios dos séculos XVI e XVII inglês, italiano e francês. É professora do curso de graduação e pós-graduação em música da UFPR.

Referências

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Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Translations

Como Citar

“Fenomenologia Do Maravilhoso Na Literatura Italiana”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-9. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40336.

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