Uma contribuição de Carlos Guastavino e Lima Quintana para o mundo da Nova Canção argentina

Autores

  • Silvina Luz Mansilla Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires (Argentina)

Palavras-chave:

Carlos Guastavino, Novo Cancioneiro, Censura, Mercedes Sosa, Música popular

Resumo

O artigo refere-se à canção Hermano composta pelo músico Carlos Guastavino sobre um poema de Hamlet Lima Quintana. Dedicado à editora Rómulo Lagos, foi gravado pela Mercedes Sosa em 1966. Aplicando a noção de Howard BECKER (1982) de "mundos da arte", a rede de pessoas ligadas à editora Lagos é interpretada como um tecido cooperativo que funcionou efetivamente até meados da década de 1970. Um esboço do contexto subseqüente, marcado pela censura, nos permite inferir alguns dos fatores que influenciaram o colapso da editora Lagos. alguns dos fatores que influenciaram a ruptura desta rede de colaborações. Embora em relação ao Guastavino, estamos falando aqui de de ligação e não de pertencimento.

Biografia do Autor

  • Silvina Luz Mansilla, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Buenos Aires (Argentina)

    Doutorado em Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Graduado e Professor de Música, especializado em Musicologia pela Universidade Católica Argentina e Professor de Piano, graduado pelo Conservatório Nacional de Música "Carlos López Buchardo". Ela ensina "Música Latino-americana e Argentina" na Universidade de Buenos Aires, e também ensina "História da Música Argentina" na Faculdade de Artes e Ciências Musicais da Universidade Católica da Argentina. Autora de artigos sobre música acadêmica argentina do século XX, tutora da equipe de pesquisa La música en la prensa periódica argentina (UBACyT F-831), recebeu uma bolsa de estudos da Dirección General de Relaciones Culturales y Científicas, da Espanha (2000) e do Fondo Nacional de las Artes, da Argentina (2003). Contribuinte do Diccionario de la Música Española e Hispanoamericana, publicado em Madri pela SGAE, obteve subvenções do Fondo Metropolitano de Cultura del Gobierno de la ciudad de Buenos Aires (2005) e da Fundação Suíça da Família Vontolben (2007).

Referências

ARETZ, Isabel. El folklore musical argentino. 3ª edición. Buenos Aires: Ricordi, 1970.

BECKER, Howard S. Los mundos del arte. Sociología del trabajo artístico. (Traducción de Joaquín Ibarburu). Bernal (provincia de Buenos Aires): Universidad Nacional de Quilmes, 2008. [Original: Art Worlds. Berkley: University of California Press, 1982].

BUCH, Esteban. The Bomarzo Affair. Ópera, perversión y dictadura. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2003.

CARRASCO PIRARD, Eduardo. “Canción popular y política”, Rodrigo Torres (ed.) Música popular en América Latina. Santiago de Chile: IASPM-FONDART, 1999, p.62-70.

CORRADO, Omar. “Música culta y política en Argentina entre 1930 y 1945: una aproximación”, Música e Investigación 9. Buenos Aires: INM, 2001, p.13-33.

GARCÍA, María Inés. Tito Francia y la música en Mendoza, de la radio al Nuevo Cancionero. Buenos Aires: Gourmet Musical Ediciones, 2009.

GONZÁLEZ, Marcela. “Carlos Guastavino. La poesía del encuentro”, Ismos, arte y música nº 1, Oviedo (España): Vicerrectorado de estudiantes, 1999, p.71-86.

GUARANY, Horacio. Memorias del cantor. Casi una biografía. Buenos Aires: Sudamericana, 2002.

HUSEBY, Gerardo, “Presencia del modo frigio en la melódica criolla”, Revista Argentina de Musicología 3-4. Buenos Aires: AAM, 2002-2003, p.97-114.

INVERNIZZI, Hernán y Judith GOCIOL, Un golpe a los libros. Represión a la cultura durante la dictadura militar. Buenos Aires: Eudeba, 2003.

LIMA QUINTANA, Hamlet. Para no morir. Buenos Aires: Torres Agüero, 1986.

LIMA QUINTANA, Hamlet. Los referentes (Una historia de amistad), Buenos Aires: Torres Agüero, 1994.

MANSILLA, Silvina Luz. La obra musical de Carlos Guastavino. Circulación, recepción, mediaciones. Buenos Aires: Gourmet Musical Ediciones, 2010.

PLESCH, Melanie. “La música en la construcción de la identidad cultural argentina: el topos de la guitarra en la producción del primer nacionalismo”, Revista Argentina de Musicología 1. Córdoba (Argentina): AAM, 1996, p.57-68.

PORTORRICO, Emilio. Diccionario biográfico de la música argentina de raíz folklórica, 2ª edición. Buenos Aires: el autor, 2004.

PUJOL, Sergio. La década rebelde. Los años 60 en la Argentina. Buenos Aires: Emecé, 2002.

ROMERO, Luis Alberto. Breve historia contemporánea de la Argentina. 2ª edición. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2001.

VILA, Pablo. “Música popular y auge del folklore en la década del ‘60”, Crear en la Cultura Nacional II: 10, Buenos Aires, sept-oct 1982, p.24-27.

Sitio electrónico

Sitio oficial de Mercedes Sosa: http://www.mercedessosa.com.ar. Último acceso: 10 de marzo de 2009.

Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Uma contribuição De Carlos Guastavino E Lima Quintana Para O Mundo Da Nova Canção Argentina”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-9. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/41106.