Victor Assis Brasil

a importância do período na Berklee School of Music (1969-1974) em seu estilo composicional

Autores

Palavras-chave:

Jazz, Composição, Saxofone, Assis Brasil, Third Stream

Resumo

Discussão sobre o papel do ambiente musical de Boston, especialmente da Berklee School of Music entre 1969 e 1974, no desenvolvimento do estilo composicional e das habilidades como arranjador de Victor Assis Brasil (1945-1981) e seus reflexos na parcela de sua produção musical que apresenta a mistura de elementos de música clássica, jazz e música brasileira.

Biografia do Autor

  • Marco Túlio de Paula Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Professor de Saxofone da UNIRIO. Professor de saxofone no PIM (Programa de Integração pela Música) do município de Vassouras (RJ) entre 2007 e 2008. Bacharel em Saxofone pela UFRJ e Mestre em práticas interpretativas pela UNIRIO, instituição na qual cursa atualmente o Doutorado em Teoria e Prática da Interpretação. Integrou a UFRJazz Ensemble entre 1998 e 2007. Apresentou-se como solista junto a grupos como OSPA, ORSEM, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Banda Sinfônica da CSN e Banda Sinfônica da FEBAM. Ao lado do pianista Alexandre Freitas, desenvolve trabalho de divulgação da música brasileira para saxofone e piano. No campo popular trabalhou com diversos artistas, como Luiz Melodia, Jorge Vercilo, Flavio Venturini, Chico César, Gilson Peranzzetta e Nivaldo Ornelas, entre outros.

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Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Victor Assis Brasil: A importância Do período Na Berklee School of Music (1969-1974) Em Seu Estilo Composicional”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-13. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/41243.