Análise da ampliação de possibilidades tímbricas no Concerto para tímpanos e orquestra de Mauricio Kagel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.42088

Palavras-chave:

timbre, orquestração, instrumentação, tímpanos, Maurício Kagel

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar alguns efeitos que ampliam possibilidades tímbricas para uso dos tímpanos. Para tanto, será utilizado como exemplo a obra Konzertstück fur Pauken und Orchester, de Mauricio Kagel. Essa obra tem sido comentada, sobretudo, levando-se em conta seus aspectos cênicos, já que Kagel adquiriu notoriedade no estilo conhecido por teatro musical. Entretanto, ao lado desses aspectos determinados para a performance, o Concerto para Tímpanos e Orquestra apresenta procedimentos inovadores relativos à exploração tímbrica nos tímpanos. Esses procedimentos, além de expandirem o arcabouço de possibilidades especificados nos manuais e tratados de orquestração, também apresentam desafios à técnica de execução no instrumento. Neste sentido, este artigo considera as inovações criadas pelo compositor e propõe ampliar o escopo dos procedimentos prescritos na literatura sobre escrita para tímpanos.

Biografia do Autor

  • Matheus Augusto Ribeiro, Universidade de Brasília

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília e desenvolve pesquisa relacionada à ampliação das possibilidades tímbricas da percussão sinfônica no repertório orquestral. Matheus Ribeiro é timpanista, percussionista e baterista. Atuou como percussionista nas principais orquestras de Brasília, tais como: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro OSTCNS, Banda Sinfônica de Brasília, Orquestra Capital Philharmonia e também a Orquestra Adventista de Brasilia. Também participou do renomado Grupo Coral Cantus Firmus e atuou como timpanista em diversas montagens Operísticas com a Companhia de Ópera e montagens independentes no cenário de Brasilia. Como baterista, atuou no Finebrass (quinteto de Metais) e em projetos independentes com Metais e Percussão.

  • Antenor Ferreira Correa, Universidade de Brasília

    Compositor, percussionista, pesquisador e professor associado da Universidade de Brasília. Possui pós-doutorado pela Universidad de Granada, 2019 (bolsa Fundación Carolina y Grupo Tordesillas); pós-doutorado pela University of California, Riverside, 2015 (bolsa CAPES); doutorado em música pela ECA-USP, 2009 (bolsa CAPES.  Coordenou programa de intercâmbio com a Universidade de Örebro, Suécia (2012- 2017) convênio patrocinado pelo Linnaeus-Palme Programme. É autor dos livros "Estruturações Harmônicas Pós-tonais" (Edunesp, 2006) e "Análise Musical como princípio composicional" (Editora da UnB, 2015). Organizador do livro "Music, Speech and MInd" (ABCM, 2019). Produtor dos DVDs "Dori Caymmi: declarações de um brasileiro" (UnBTV, 2015) e "Música Eletroacústica no Brasil" (TV Unicsul, 2008). Desde 2018 coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional (MEDIALAB-UnB). Possui bolsa produtividade, nivel PQ2, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Referências

Adler, Samuel. 2002. The Study of Orchestration (3ª Ed). New York/London: W.W. Norton & Company.

Attinello, Paul. Mauricio Kagel. 2001. In: Grove Music Online. Acessado em 25/10/2022.

Black, Dave; Gerou, Tom. 1998. Essential Dictionary of orchestration. Los Angeles: Alfred Publishing Co.

Casella, Alfredo; Mortari, Virgilio. 2004. The Technique of contemporary orchestration. Ricordi.

Heile, Björn. 2016. The Music of Mauricio Kagel. New York: Routledge.

Kennan, Wheeler K. & Grantham, Donald. 2001. The Technique of Orchestration (6ª Ed.). London/New York: Pearson.

Miller, Robert J. 2015. Contemporary Orchestration: A Practical Guide to Instruments, Ensembles, and Musicians. New York: Routledge.

Piston, Walter. 1969. Orchestration (5a.Ed.). London: Victor Gollancz Ltd.

Perone, James E. 1996. Orchestration Theory: a bibliography. Westport: Greenwood Publishing Group.

Rimsky-Korsakov, Nikolay. 2010. Principles of Orchestration - With musical examples drawn from his own Works. Maximilian Steinberg Ed. (gutenberg.org).

Schaeffer, Pierre. 1966. Traité des Objets Musicaux: Essai Interdisciplines. Éditions Du Seuil. Paris.

Silva, João. 2017. Peça de Concerto para Tímpanos e Orquestra (nota de programa). Disponível em: https://www.casadamusica.com/artistas-e-obras/obras/p/peca-de-concerto-para-timpanos-e-orquestra-mauricio-kagel/#tab=0 Acesso 09/11/2022.

Publicado

2023-03-28

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Análise Da ampliação De Possibilidades tímbricas No Concerto Para tímpanos E Orquestra De Mauricio Kagel”. 2023. Per Musi 24 (março): 1-16. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.42088.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)