O pensamento criativo de Paul Klee

arte e música na constituição da Teoria da Forma

Autores

  • Rosana Costa Ramalho de Castro Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45292

Palavras-chave:

Paul Klee, Arte e música, Teoria da Forma, Análise de imagens, Metodologia visual

Resumo

Estudo sobre a Teoria da Forma concebida no início do século XX pelo artista plástico Paul Klee e publicado no livro O Pensamento Criativo (KLEE, 1920). A Teoria da Forma de Paul Klee é uma demonstração do pensamento artístico que adota pressupostos formais, previamente estabelecidos para resultar na prática da representação artística. Klee identificou as relações formais entre a música e as artes visuais, apresentando conexões entre a linha melódica e a linha no desenho; o ritmo e as seqüências de módulos e sub-módulos; os tempos dos compassos e as divisões da pintura; a métrica da música e a modulação da forma e da cor nas artes visuais.

Biografia do Autor

  • Rosana Costa Ramalho de Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Pós-doutoranda do programa de pós-graduação em Letras da UFF, possui doutorado em História pela UFF (2004) e mestrado em Artes Visuais pela UFRJ (1995). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1981 e atualmente ocupa a função de Professor Adjunto. É professora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte- UFF e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UFRJ. É membro da comissão de elaboração do Programa de Pós-Graduação em Design- UFRJ. Dedica-se à pesquisa sobre: semiótica aplicada; representações culturais; design para a sustentabilidade, comunicação visual, atuando principalmente nas áreas de sociologia cultural e da imagem, semiótica cultural e visual, design e comunicação visual e semiótica do design. É membro da Latin American Studies Association – Pitt/edu.

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Publicado

2010-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Pensamento Criativo De Paul Klee: Arte E Música Na constituição Da Teoria Da Forma”. 2010. Per Musi, nº 21 (janeiro): 1-12. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45292.