Vastidão de os Seis Pequenos Quadros (1981) de Bruno Kiefer

um estudo sobre sua estrutura intervalar, gestos musicais e possíveis relações com outras composições do autor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45536

Palavras-chave:

Bruno Kiefer, Gestos musicais, Teoria dos conjuntos, Análise

Resumo

O presente trabalho oferece uma análise dos gestos musicais e configurações intervalares da peça intitulada Vastidão, pertencente aos Seis Pequenos Quadros (1981) para piano de Bruno Kiefer. A incidência constante de gestos previamente levantados por Luciane CARDASSI (1998) em outras obras de Kiefer bem como a presença do elemento octatônico são estudados e interelacionados com obras precedentes do compositor. A teoria dos conjuntos de Allan Forte é utilizada aqui como base teórica. A densidade gestual encontrada nesta composição de data tardia em meio ao conjunto de obras para piano do autor e sua curta duração apontam para uma síntese estilística.

Biografia do Autor

  • Germano Gastal Mayer, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Bacharel em música (2003) e Mestre em práticas interpretativas (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com bolsa da CAPES. Foi professor substituto da Universidade Federal de Pelotas (2005-2007), professor colaborador na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2007), e pianista instrutor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2008). Paralelamente a estas atividades, tem atuado como pianista camerista e solista no sul do país. Desde o início de 2009, é membro do quadro efetivo de professores do Conservatório de Música da UFPEL, onde leciona piano e matérias teóricas.

  • Any Raquel Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutora em Música e Mestre em Música pela University of Georgia (Athens, Georgia, USA). É Professora Associada no Programa de Pós-graduação em Música e no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde leciona órgão, contraponto e fuga. Atua como conferencista e organista no Brasil e no exterior. Possui dois livros publicados sobre contraponto: Manual de Contraponto Modal (Editora Evangraf, 2ª ed., 2006) e Manual de Contraponto Tonal e Fuga (Editora Novak Multimidia, 2002). Como pesquisadora do CNPq, desenvolve trabalhos na área de práticas interpretativas, incluindo música brasileira para órgão e contraponto.

Referências

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Vastidão De Os Seis Pequenos Quadros (1981) De Bruno Kiefer: Um Estudo Sobre Sua Estrutura Intervalar, Gestos Musicais E possíveis relações Com Outras composições Do Autor”. 2010. Per Musi, nº 21 (janeiro): 1-9. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2010.45536.