Piano contemporâneo em Ituiutaba
um relato sobre a publicação e a gravação de obras inéditas de 15 compositores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.45888Palavras-chave:
Música para piano, Concurso de piano, Música contemporânea brasileira para piano, Gravação e edição de partiturasResumo
Buscamos neste artigo compartilhar os principais processos e resultados de trabalhos que envolveram a edição e a publicação de partituras e a gravação fonográfica de obras inéditas para piano solo e piano a 4 mãos compostas por quinze reconhecidos compositores brasileiros da atualidade, destinadas à interpretação como peças de confronto nos Concursos de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, da cidade mineira de Ituiutaba, realizados naquela cidade, de 2004 a 2019. Esse material foi preparado para publicação em quatro cadernos de partituras (dois de piano solo e dois de piano a 4 mãos), tendo sido feita também uma gravação de CD (Compact Disc) com peças selecionadas de cada autor e realizados recitais-palestra, ações que visaram registrar e difundir a música brasileira contemporânea para piano. Espera-se que este texto estimule a realização de ações semelhantes.
Referências
Alves, Marcelo. 2021. “Construindo arranjos com tríades ao piano durante a pandemia: relato de interação musical informal via aplicativo de mensagens instantâneas a partir de uma perspectiva neurocientífica.” In Revista Música, São Paulo, v. 21, n. 1 – Dossiê Música em Quarentena (parte II); Dossiê Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical – 10 Anos Universidade de São Paulo, 55-74. July 2021.
Cambraia, César Nardelli. 2005. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes.
Carmo, Sérgio Rafael (Org.). 2002. Conservatórios estaduais: arte e emoção como aliados da educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Minas Gerais.
Concurso de piano de Ituiutaba. Available at: https://www.pianoituiutaba.org/. Accessed on: 01/04/2022.
Figueiredo, Carlos Alberto. “Tipos de edição”. In Debates. Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, n. 7. 2004. 39-55. Available at: http://www.seer.unirio.br/index.php/revistadebates/article/view/4034. Accessed on: 29 de jun. 2019.
Gandelman, Salomea. Títulos para a coletânea de música brasileira. Sender: Salomea Gandelman. [S. l.], 25 de maio. 2020, 11:15. (E-mail). 25/05/2020, 11:15.
Grier, James. 1996. The critical editing of music. Cambridge: University Press, 1996.
Selo Minas de Som. Available at: https://musica.ufmg.br/selominasdesom/. Accessed on: 03/12/2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.