Dos objetos, coisas, atos e ares
uma visão (auto)crítica de obras e conceitos percussivos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48392Palavras-chave:
percussão, composição, repertório, carlos stasiResumo
Após 42 anos de carreira, composição e performance, o autor discute alguns conceitos específicos que permearam seu trabalho com percussão. Ele se baseia aqui em algumas propostas composicionais em particular para retratar contextos, conceitos e princípios em sua produção. Apresenta-se então um panorama inicial de suas peças, assim como informações de base e conceitos fundamentais que possibilitam compreender o panorama conceitual e artístico que as fundamentaram. Os elementos selecionados para a discussão e que abordam obras distintas são: a) timbre (contrapondo percussão múltipla e uso de um único instrumento), b) notação (oferecendo apenas dois exemplos distintos que permitem observar alguns dos principais conceitos sobre), c) questionamento da obra musical e do papel do próprio performer e d) fisicalidade e uso de outros sentidos nas obras musicais. O artigo possibilita então uma compreensão mais abrangente sobre a produção do autor, partindo-se do olhar, das experiências, experimentos e do relato do próprio compositor/performer/percussionista, evidenciando, em diferentes níveis, como tal produção traz questionamentos voltados para vários paradigmas artísticos e percussivos.
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