Dos objetos, coisas, atos e ares

uma visão (auto)crítica de obras e conceitos percussivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48392

Palavras-chave:

percussão, composição, repertório, carlos stasi

Resumo

Após 42 anos de carreira, composição e performance, o autor discute alguns conceitos específicos que permearam seu trabalho com percussão. Ele se baseia aqui em algumas propostas composicionais em particular para retratar contextos, conceitos e princípios em sua produção. Apresenta-se então um panorama inicial de suas peças, assim como informações de base e conceitos fundamentais que possibilitam compreender o panorama conceitual e artístico que as fundamentaram. Os elementos selecionados para a discussão e que abordam obras distintas são: a) timbre (contrapondo percussão múltipla e uso de um único instrumento), b) notação (oferecendo apenas dois exemplos distintos que permitem observar alguns dos principais conceitos sobre), c) questionamento da obra musical e do papel do próprio performer e d) fisicalidade e uso de outros sentidos nas obras musicais. O artigo possibilita então uma compreensão mais abrangente sobre a produção do autor, partindo-se do olhar, das experiências, experimentos e do relato do próprio compositor/performer/percussionista, evidenciando, em diferentes níveis, como tal produção traz questionamentos voltados para vários paradigmas artísticos e percussivos.

Biografia do Autor

  • Carlos Stasi, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

    Diretor do curso de percussão da UNESP - Universidade Estadual Paulista, do Grupo PIAP, Grupo de Percussão do Instituto de Artes da UNESP, e criador do programa de pós-graduação em percussão da UNESP. Possui graduação em Música - Bacharelado em Instrumento Percussão pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1984), Mestrado em Percussão (World Percussion) pela Calarts - California Institute of The Arts (1995) e Doutorado em Filosofia - Humanidades pela University of Natal in Durban, África do Sul (1998). Tem experiência na área de artes, com ênfase em técnicas de execução instrumental para percussão, composição, notação para percussão e práticas interpretativas. Seus trabalhos focam temas como representação em música, globalização e primitivismo e música e identidade. Como músico, professor e investigador, realizou viagens a mais de 35 países e é responsável pela construção do principal arquivo a respeito de instrumentos musicais de raspar em todo o mundo. Desde 1999 forma o Duo Ello, com o percussionista Luiz Guello. 

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Publicado

2023-12-08

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Dos Objetos, Coisas, Atos E Ares: Uma visão (auto)crítica De Obras E Conceitos Percussivos”. 2023. Per Musi 24 (dezembro): 1-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48392.