Suíte para os Orixás

da criação à performance na bateria de Esdra “Neném” Ferreira nas faixas Xangô e Katendê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48600

Palavras-chave:

Suíte para os Orixás, Esdra “Neném” Ferreira, Mauro Rodrigues, Bateria

Resumo

Este artigo identifica elementos de performance característicos do estilo do baterista Esdra “Neném” Ferreira. Para isto foram analisadas as faixas Katendê e Xangô do CD Suíte para os Orixás, que é resultado de uma parceria entre Neném e Mauro Rodrigues. Mostramos a maneira com que certos ritmos e melodias, baseados em tradições do candomblé, foram apresentados por Neném a Mauro e, em seguida, como eles foram adaptados na composição da suíte e na performance da bateria e percussão. Por fim, a partir da realização e análise de diversas transcrições da bateria nas duas faixas, foi possível apontar algumas características do estilo de Neném, como a influência da linguagem musical do candomblé, a sua constante interação com o material musical ao seu redor, o seu domínio sobre compassos ímpares e a sua habilidade de usar síncope, deslocamentos de frases de um compasso para o outro e ritmos cruzados, sem perder o sentido da condução rítmica.

Biografia do Autor

  • André Machado Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

    Possui graduação (2003), mestrado (2006) e Doutorado (2021) em Música na linha de Performance pela Universidade Federal de Minas Gerais onde atualmente é professor no Bacharelado de Percussão e de Música Popular. Tem experiência na área de Artes (Música), com ênfase em Bateria/Percussão atuando principalmente na performance, composição e improvisação na música instrumental, música popular brasileira e música contemporânea.

  • Fernando de Oliveira Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

    Fernando Rocha é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1998. Possui doutorado em música pela McGill University (Montreal, Canadá), onde estudou com Aiyun Huang e D?Arcy Philip Gray, Mestrado pela UFMG e Bacharelado em Percussão pela UNESP, onde tocou com o grupo PIAP e estudou com John Boudler, Eduardo Gianesella e Carlos Stasi. Entre 2015 e 2016 foi pesquisador visitante na Universidade de Virginia (EUA). Ao longo se sua carreira, Fernando tem se dedicado especialmente à performance de música contemporânea, participando, como solista ou membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior (USA, Canadá, Argentina, Chile, Uruguai, Alemanha, França, Alemanha e Portugal). Também tem colaborado com vários compositores na criação de novas obras, tendo realizado a primeira audição de obras de Almeida Prado, Sílvio Ferraz, Roberto Victorio, Sérgio Freire,Edson Zampronha (Brasil), João Pedro Oliveira (Portugal), Lewis Nielson, Jacob Sudol (USA), Nicolas Gilbert, Geof Holbrook, D. Andrew Stewart (Canadá) e Mario Alfaro (Costa Rica). Atualmente é diretor do Grupo de Percussão da UFMG e do grupo de música contemporânea Sonante 21, além de membro do grupo Oficina Música Viva. Fernando também já se apresentou com vários grupos e músicos de jazz e música brasileira. Em 1997, recebeu uma bolsa de estudos para um curso de aperfeiçoamento em vibrafone e improvisação em Nova York, onde estudou com Stefon Harris e Joe Locke e tocou na Big Band de Bobby Sanabria. De volta ao Brasil, criou o Grupo de Percussão da UFMG, com o qual tem se apresentado nos principais teatros de Belo Horizonte assim como em eventos nacionais e internacionais ligados à percussão e à arte contemporânea.

Referências

Amaral, Francisco. 2013. A Música de Milton Nascimento. Belo Horizonte: Ed. Gomes.

Aquino, Thiago Ferreira. 2009. Representações da bateria em revistas de música no Brasil: processos de construção da autoridade. Dissertação (Mestrado em Música). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Barsalini, Leandro. 2009. As sínteses de Edson Machado: um estudo sobre os desenvolvimentos de padrões de samba na bateria. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

________. 2014. Modos de execução da bateria no samba. Tese (Doutorado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Bastos, Patricio de Lavevère. 2010. Trajetos de formação de bateristas no Distrito Federal: um estudo de entrevistas. Dissertação (Mestrado em Educação Musical). Brasília: Universidade de Brasília.

Borges, Márcio. 1996. Os Sonhos não envelhecem. São Paulo: Geração Editorial.

Braga, Tarcísio. 2011. A caixa clara na bateria: Estudo de caso de performances dos bateristas Zé Eduardo Nazário e Marcio Bahia. Dissertação (Mestrado em Música). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

Cardoso, Ângelo. N. N. 2006. A Linguagem dos Tambores. Tese (Doutorado em Música). Salvador: Universidade Federal da Bahia.

Cortes, Almir. 2012. Improvisando em música popular. Um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a “música instrumental” brasileira. Tese (Doutorado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Dias, Guilherme Marques. 2013. Airto Moreira: do sambajazz à música dos anos 70 (1964-1975). Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

________. 2020. Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê. Tese (Doutorado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Ezequiel, Carlos. 2014. Aplicando polirritmia e métricas ímpares aos ritmos brasileiros: estudos sobre o samba e o baião. Dissertação (Mestrado profissional em Música). Salvador: Universidade Federal da Bahia.

Favery, Giba; Hashimoto, Fernando. 2018. “A condução em três camadas rítmicas de Dom Um Romão”. In Anais do I Congresso Brasileiro de Percussão: A pesquisa sobre percussão no Brasil: trajetória e novos desafios, coordenado por Fernando Hashimoto; Carlos Stasi; Fernando Rocha; Cesar Traldi. Campinas: IA/UNICAMP. www.iar.unicamp.br/wp-content/uploads/2019/11/anais-congresso-percussao-1.pdf

Ferreira, Esdra Expedito. 2009. Entrevista concedida ao jornalista Eduardo Girão. Estado de Minas. 8 jul. 2009.

________. s.d. Neném Batera. Belo Horizonte. Entrevista concedida ao Museu Clube da Esquina. Disponível em: http://www.museuclubedaesquina.org.br/museu/depoimentos/nenem-batera/. Acesso em: 28 mar. 2017.

Galvão, Christiano Lima. 2022. A bateria na música instrumental de Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti: estudos sobre a performance do baião, do maracatu e do frevo. Tese (Doutorado em Música). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Queiroz, André Machado. 2006. Estudos de coordenação e técnica de baqueta para a bateria sobre a rítmica do tambor de crioula, maracatu, samba e congado. Dissertação (Mestrado em Música). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

________. 2021. Esdra “Neném” Ferreira: uma investigação sobre seu estilo de tocar bateria. Tese (Doutorado em performance). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

Rodrigues, Mauro. 1992. Entrevista feita com Esdra “Neném” Ferreira (45 min.).

________. 2012. Performance, Corpo e Ação na Composição Musical. Tese (Doutorado em Artes Cênicas – Teóricas e Práticas). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

________. 2017. Entrevista concedida a André Queiroz (67 min.). 19 ago. 2017.

Rodrigues, Mauro; Ferreira, Esdra. 2006a. Suíte para os Orixás. Criato Brasil. 1 CD (54 min. e 49 seg.).

________. 2006b. Katendê. 1 partitura (5 p.). Orquestra de cordas, flauta, vibrafone, contra baixo elétrico, bateria e percussão.

________. 2006c. Xangô. 1 partitura (5 p.). Orquestra de cordas, flauta, vibrafone, contra baixo elétrico e bateria.

Smith, Andy. 2014. O baterista: contemporary Brazilian drum-set: Afro-Brazilian roots & current trends in contemporary samba-jazz performance practice. Tese (Doutorado em Música). Indiana: Indiana University.

Souza, Henry Raphaely de. Schambeck, Regina Finck. 2012. A pesquisa sobre bateria no Brasil. In: Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. João Pessoa: ANPPOM.

Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Suíte Para Os Orixás: Da criação à Performance Na Bateria De Esdra ‘Neném’ Ferreira Nas Faixas Xangô E Katendê”. 2023. Per Musi 24 (dezembro): 1-19. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48600.