Suíte para os Orixás
da criação à performance na bateria de Esdra “Neném” Ferreira nas faixas Xangô e Katendê
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48600Palavras-chave:
Suíte para os Orixás, Esdra “Neném” Ferreira, Mauro Rodrigues, BateriaResumo
Este artigo identifica elementos de performance característicos do estilo do baterista Esdra “Neném” Ferreira. Para isto foram analisadas as faixas Katendê e Xangô do CD Suíte para os Orixás, que é resultado de uma parceria entre Neném e Mauro Rodrigues. Mostramos a maneira com que certos ritmos e melodias, baseados em tradições do candomblé, foram apresentados por Neném a Mauro e, em seguida, como eles foram adaptados na composição da suíte e na performance da bateria e percussão. Por fim, a partir da realização e análise de diversas transcrições da bateria nas duas faixas, foi possível apontar algumas características do estilo de Neném, como a influência da linguagem musical do candomblé, a sua constante interação com o material musical ao seu redor, o seu domínio sobre compassos ímpares e a sua habilidade de usar síncope, deslocamentos de frases de um compasso para o outro e ritmos cruzados, sem perder o sentido da condução rítmica.
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