Tambores emoldurados no mundo

uma proposta de documentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48621

Palavras-chave:

Tambor emoldurado, Documentação, Percussão, Contextos de utilização

Resumo

Existe uma grande variedade de tambores emoldurados na música e na cultura de diferentes tradições do mundo. Com características estruturais análogas, agrupam-se em uma mesma “família” de instrumentos, diferenciando-se pelas variantes morfológicas, pelas formas de execução, pelo timbre e pelos contextos de utilização. Este artigo se ocupa em relacionar e documentar uma série de tambores emoldurados a partir de fontes bibliográficas, mostrando suas histórias, suas características organológicas, formas de execução e aspectos de sua musicalidade. Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida em torno da temática do “pandeiro” e, também, evidencia a relevância da percussão no campo acadêmico em diálogo com áreas de pesquisa histórico e documental em música.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinicius Lacerda Schettini, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus II - FAP)

    É Bacharel em Percussão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - UNESPAR. Tem especialização em " Docência de Música para o ensino Fundamental" pela mesma instituição. É mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Paraná com pesquisa ligado ao choro e ao ensino da música popular. Doutorando em Educação Musical pela UFPR. É professor da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus II - FAP. Atua também como professor do curso de percussão popular no Conservatório de MPB de Curitiba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente como músico, professor e produtor cultural. Desenvolve pesquisa sobre o ensino da música popular e da percussão brasileira. É autor dos materiais "Pandeirada Brasileira", "Pandeirada Brasileira Pocket Editon" , "Instrumentos e Ritmos Brasileiros Vol. I" , "Instrumentos e Ritmos Brasileiros Vol. II" e "Ritmos Brasileiros para Cajón". Ainda na área de educação musical, desenvolveu quatro aplicativos para plataformas IOS e ANDROID intitulados Percussion Brazil vol I, Percussion Brazil vol.II , Pandeiro Brazil e Cajón Brazil. Como músico e/ou professor participou de importantes festivais de música no Brasil, Ámérica Latina, Estados Unidos e Europa, com destaque para as atuações no PASIC 2010 e Juliard School. Integrou a Orquestra a Base de Sopro e Orquestra a Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. Atuou com diversos artistas, destaque para as atuações ao lado de João Bosco, Carlos Malta, Hamilton de Holanda, Domiguinhos e We Spoke:New Music Company. Atuou em dezenas de Cds e na produção de trilha sonora para filmes, teatro e publicidade. É integrante do grupo Mano a Mano Trio e idealizador do Festival Internacional de Percussão de Curitiba.

  • Ana Paula Peters, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Curitiba I- Belas)

    Licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná (1994), especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1997), mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2005), Licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2008), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2013) e bacharel em Museologia pela Claretiano (2022). Professora Adjunta da UNESPAR, campus Curitiba I. Professora do mestrado em Música da UNESPAR, linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade e do mestrado e doutorado em Música da UFPR, na linha de pesquisa Educação Musical e Cognição. Coordenadora do Laboratório de Música, Cultura e Sociedade. Pesquisadora colaboradora do INET-md (Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade de Aveiro, em Portugal e do MusiMid (Centro de Estudos em Música e Mídia).

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Publicado

2023-12-26

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Tambores Emoldurados No Mundo: Uma Proposta De documentação”. 2023. Per Musi 24 (dezembro): 1-18. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48621.

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