Tambores emoldurados no mundo
uma proposta de documentação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48621Palavras-chave:
Tambor emoldurado, Documentação, Percussão, Contextos de utilizaçãoResumo
Existe uma grande variedade de tambores emoldurados na música e na cultura de diferentes tradições do mundo. Com características estruturais análogas, agrupam-se em uma mesma “família” de instrumentos, diferenciando-se pelas variantes morfológicas, pelas formas de execução, pelo timbre e pelos contextos de utilização. Este artigo se ocupa em relacionar e documentar uma série de tambores emoldurados a partir de fontes bibliográficas, mostrando suas histórias, suas características organológicas, formas de execução e aspectos de sua musicalidade. Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida em torno da temática do “pandeiro” e, também, evidencia a relevância da percussão no campo acadêmico em diálogo com áreas de pesquisa histórico e documental em música.
Referências
Abdullah, Mohd Hassan. 2005. Kompang: An Organological and Ethnomusicological Study of a Malay Frame Drum. Tese (Doutorado em Filosofia). Inglaterra: University of Newcastle upon Tyne.
Ahlbäck, Tore. Bergman, Jan. 1991. The Saami Shaman Drum. Estocolmo: Almquist & Wiksell International. https://www.doria.fi/bitstream/handle/10024/134162/The%20Saami%20Shaman%20Drum%201991%20OCR.pdf?sequence=2
Alaja-Browne, Afolabi. 1989. “The Origin and Development of Juju Music.” The Black Perspective in Music, 17 (1/2): 55-72. https://doi.org/10.2307/1214743 DOI: https://doi.org/10.2307/1214743
Anderson, Robert. 2001. “Drum, II (vi) Frame Drums.” In The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd ed., editado por Stanley Sadie e John Tyrrell. London: Macmillan.
Aranzadi, Isabela de. 2010. “A Drum’s Trans-Atlantic Journey from Africa to the Americas and Back after the End of Slavery: Annobonese and Fernandino Musical Cultures.” African Sociological Review / Revue Africaine de Sociologie, 14 (1): 20-47. http://www.jstor.org/stable/24487540 DOI: https://doi.org/10.4314/asr.v14i1.70227
______. 2019. Cumbé. In Bloomsbury Encyclopedia Of Popular Music Of The World, Vol. XII, Genres: Subsaharan Africa, editado por Heidi Carolyn Feldman, David Horn, John Shepherd e Gabrielle Kielich.
Blades, James. 1970. Percussion Instruments and their History. London: Faber and Faber.
Cohen, Judith R. 2008. “This Drum I Play”: Women and Square Frame Drums in Portugal and Spain. Ethnomusicology Forum, 17 (1): 95-124. http://www.jstor.org/stable/20184607 DOI: https://doi.org/10.1080/17411910801972966
Collins, John. 2007. “Pan African Goombay drum-dance music, its ramifications and development in Ghana”. In Legon Journal of the Humanities, Vol. XVIII, editado por Gordon Adika e Kofi Ackah, 179-200. Accra: University of Ghana Legon.
Costa, André William Jardim da. 2018. Calangos e Calangueiros: Um canto marginal no caminho do ouro. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora.
Davis, Martha. 2012. “Diasporal Dimensions of Dominican Folk Religion and Music.” Black Music Research Journal, 32: 161-191. https://www.researchgate.net/figure/The-pandero-frame-drum-of-the-nonliturgical-creole-Salve-con-panderos-typical-of-the_fig4_259747171 DOI: https://doi.org/10.5406/blacmusiresej.32.1.0161
Diab, Abdallah Mohammed. 2017. “Beating Tambourine in Social and Religious Occasions Till the End of Greco-Roman Period.” International Journal of Heritage, Tourism and Hospitality, 11 (2/2). https://ijhth.journals.ekb.eg/article_30208_c91be3b858fbffb657de51a00b814244.pdf
Dias, Ana Carina Marques. 2011. O adufe: contexto histórico e musicológico. Dissertação (Mestrado em História). Algarve: Universidade do Algarve.
Doubleday, Veronica. 1999. “The Frame Drum in the Middle East: Women, Musical Instruments and Power.” Ethnomusicology, 43 (1): 101-134. https://doi.org/10.2307/852696 DOI: https://doi.org/10.2307/852696
Forsthoff, Kyle. Kruspe, Andy. 2013. “The Irish Bodhrán in Context: Celebrating the Evolutions of a Modern Tradition.” Percussive Notes, September.
Frungillo, Mário D. 2002. Dicionário de Percussão. São Paulo: Editora UNESP.
Guizzi, Febo. 1988. “The Continuity of the Pictorial Representation of a Folk Instrument’s Playing Technique: The Iconography of the ‘Tamburello’ in Italy.” The World of Music, 30 (3): 28-58. http://www.jstor.org/stable/43562750
Horton, Christian Dowu Jayeola. 1999. “The role of Gumbe in Popular Music and Dance Styles in Sierra Leone.” In Turn up the Volume! A Celebration of African Music, editado por Jacqueline Cogdell DjeDje, 230-235. Los Angeles: UCLA Fowler Museum of Cultural History.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 2011. Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão. Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil. São Luís: Iphan/MA.
Johnston, T. F. 1988. Drum Rhythms of The Alaskan Eskimo. Anthropologie (1962-), 26 (1): 75-82. http://www.jstor.org/stable/26294987
Kartomi, Margaret. 2010. “The Development of the Acehnese Sitting Song-Dances and Frame-Drum Genres as Part of Religious Conversion and Continuing Piety.” Bijdragen Tot de Taal-, Land- En Volkenkunde 166 (1): 83-106. http://www.jstor.org/stable/27868552 DOI: https://doi.org/10.1163/22134379-90003626
Man-Young, Hahn. 1985. “The Origin of Korean Music.” The World of Music, 27 (2): 16-31. http://www.jstor.org/stable/43562695
McCorkle, Dennis. 2002. The Instruments of the Bible. West Hartford: D.F. McCorkle eBook Publishing.
Molina, Mauricio. 2006. Frame drums in the medieval Iberian Peninsula. Tese (Doutorado em Filosofia). New York: City University of New York.
_____. 2010. Frame Drums in the Medieval Iberian Peninsula. Kassel: Reichenberg.
Montagu, Jeremy. 2002. Timpani and Percussion. New Haven: Yale University Press.
Monteiro, Ygor Saunier Mafra Carneiro. 2019. Marambiré do Pacoval: estudo da performance percussiva de uma congada amazônica. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Morrison, Scott. 2011. “The History of the Bodhrán: Ireland’s “Native Drum”.” Percussive Notes.
Neher, Andrew. 1962. “A physiological explanation of unusual behavior in ceremonies involving drums.” Human Biology, 34 (2): 151-160.
Nettl, Bruno. 1955. “Musical Culture of the Arapaho.” The Musical Quarterly, 41 (3): 325-31. DOI: https://doi.org/10.1093/mq/XLI.3.325
Oliveira, Ernesto Veiga de. 2000. Instrumentos Musicais Populares Portugueses. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia.
Omoloja, Bode. 2012. Yoruba Music in the Twentieth Century. Inglaterra: University of Rochester Press.
Paravéman, Stéphanie Folio. 2020. “Entre culture religieuse et musique récréative : le jeu du tambour malbar au dipavali de La Réunion”. Archipélies On line, 10. https://www.archipelies.org/829
Poché, Christian. 1984. "Mazhâr," "Riqq," and "Târ." In The New Grove Dictionary of Musical Instruments, editado por Stanley Sadie. London: Macmillan Press.
_____. 2001. “Daff.” In The New Grove. Dictionary of music and Musicians. London: Macmillan.
Redmond, Layne. 1997. When the Drummers were Women. New York: Three Rivers Press.
Rice, Timothy. Porter, James. Goertzen, Chris (Ed.). 2000. The Garland Encyclopedia of World Music: The World's Music: General, Vol. VIII. London: Garland Publishing.
Robinson, N. Scott. 2003. Frame Drums and Tambourines. Website. Disponível em: http://www.nscottrobinson.com/framedrums.php DOI: https://doi.org/10.5040/9781501329234-004214
_____. 2013. Tradition and renewal: the development of the kanjira in South India. Tese (Doutorado em Música). Kent: College of the Arts of Kent State University.
Rodrigues, Valeria Zeidan. 2014. Pandeiros: entre a Península Ibérica e o Novo Mundo, a trajetória dos pandeiros ao Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sachs, Curt. 1940. The history of musical instruments. New York: W. W. Norton.
Sargant, William. 1959. Battle for the mind. London: Pan.
Silva, Rui Pedro de Loureiro. 2012. Al-duff: bases para a aplicação das técnicas de frame drums mediterrânicos ao adufe, séc. XXI adentro. Dissertação (Mestrado em Musicologia). Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona.
Stottlemyer, Nathaniel. 2014. “Āl'riq: The Arab Tambourine”. Dissertação (Mestrado em Etnomusicologia). Lynchburg: Liberty University.
Trindade, Joseline Simone Barreto. 1999. No tempo das Águas Cheias: Memória e História dos Negros do Curiaú-AP. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
Videira, Piedade Lino. 2010. Batuques, folias e ladainhas: a cultura do Quilombo do CRIA-Ú em Macapá e sua educação. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará.
Vidili, Eduardo Marcel. 2021. A vida social do pandeiro no Rio de Janeiro (1900-1939): trânsitos, significados e a inserção no rádio e fonografia. Tese (Doutorado em Música). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i79p134-154
Walter, V. J. Grey Walter, W. 1949. The central effects of rhythmic sensory stimulation. Electroencephalography and Clinical Neurophysiology, 1 (1-4): 57-86. https://doi.org/10.1016/0013-4694(49)90164-9 DOI: https://doi.org/10.1016/0013-4694(49)90164-9
Waterman, Christopher A. 1982. “‘I´m a leader Not a Boss’: Social Identity and Popular Music in Ibadan, Nigéria.” Ethnomusicology, 26 (1): 59 -77. http://www.jstor.org/stable/851402 DOI: https://doi.org/10.2307/851402
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.