Da Rádio Gazeta para o Selo Chantecler

a gravação da ópera Il Guarany de Carlos Gomes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5177

Palavras-chave:

Indústria Fonográfica, Ópera Lírica, Rádio Gazeta, Gravadora Chantecler, Indústria Cultural

Resumo

No ano de 1959, sob a direção do maestro Armando Belardi, diretor artístico da Rádio Gazeta de São Paulo, realizou-se um marco importante para a indústria fonográfica brasileira: a produção para a gravação da ópera Il Guarany de Carlos Gomes, no Teatro Municipal de São Paulo, na íntegra e com elenco brasileiro. Neste trabalho, apresentamos alguns aspectos históricos/sociais da produção e realização desta ópera, partindo de fontes documentais da imprensa escrita e da memória de alguns protagonistas deste processo, que nos traz à tona a engenhosa estratégia mercadológica envolvendo a Rádio/Jornal A Gazeta, o Teatro Municipal de São Paulo e a Indústria fonográfica por meio da recém criada gravadora Chantecler. Até então conhecida pela produção de música popular brasileira e, em especial, da música sertaneja, a Chantecler, ao empreender um projeto de tamanho porte, abriria espaço para a sua afirmação no campus do mercado musical erudito, contribuindo assim para a remarcação de uma hierarquização simbólica entre os estilos musicais no campo da indústria fonográfica brasileira.

Biografia do Autor

  • Saulo Alves Dias, -

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Publicado

2018-03-26

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Da Rádio Gazeta Para O Selo Chantecler: A gravação Da ópera Il Guarany De Carlos Gomes”. 2018. Per Musi, nº 37 (março). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5177.