Performance e autoetnografia em etnomusicologia histórica: diferenciando a viola e o violão

Autores

  • Renato Moreira Varoni Castro Queen’s University Belfast, Northern Ireland, United Kingdom

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163402

Palavras-chave:

viola e violão, conhecimento musical vivenciado no corpo, autoetnografia, etnomusicologia histórica, Ivan Vilela

Resumo

Este artigo propõe a combinação de performance e autoetnografia como métodos alternativos para utilizar partituras musicais referentes à viola (de cinco ordens de cordas duplas) e ao violão (de seis ordens de cordas simples) em etnomusicologia histórica. O autor executa e grava sonoramente o mesmo conjunto de canções na viola e no violão e, baseado‐se na multidimensionalidade da interação instrumentista/instrumento, escreve uma autoetnografia diferenciando suas experiências em tocar ambos cordofones. Tal abordagem esforça‐se para superar a dualidade corpo/mente em investigação musical acadêmica, valorizando o conhecimento vivenciado no corpo como epistemologia complementar ao conjunto de conhecimentos históricos sobre os referidos instrumentos musicais. Ademais, incluise o ponto de vista profissional do virtuoso violeiro Ivan Vilela que, entrevistado pelo autor, aponta diferenças ergonômicas e técnicas entre esses cordofones.

Downloads

Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Performance E Autoetnografia Em Etnomusicologia histórica: Diferenciando a Viola E O violão”. 2018. Per Musi, nº 34 (maio). https://doi.org/10.1590/permusi20163402.