Formação inicial e o repertório para teclado em grupo

Autores

  • Simone Marques Braga Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163306

Palavras-chave:

formação inicial, repertório, teclado em grupo

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o repertório desenvolvido no componente curricular Teclado e suas possíveis contribuições para a formação inicial de professores de música. Desenvolvido em aulas coletivas, parte do repertório é analisado e aplicado por meio de atividades realizadas no componente pertencente a matriz curricular do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana. São objetos da análise três métodos: 1) Diorama de Cacilda Borges Barbosa (caderno preparatório); 2) 13 Pequenas Peças Brasileiras de Moema Craveiro Campos; 3) Miniaturas (peças para piano) de Maria da Graça Santos. Como resultado, verifica‐se que o domínio de conhecimentos e práticas musicais é fundamental para o exercício docente na área, visto que o fazer musical é uma ferramenta essencial para o ensino de música. Todavia, o fazer musical deve ser ampliado a partir da articulação com saberes teóricos e pedagógicos musicais.

Downloads

Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Formação Inicial E O repertório Para Teclado Em Grupo”. 2018. Per Musi, nº 33 (maio). https://doi.org/10.1590/permusi20163306.

Artigos Semelhantes

1-10 de 167

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.