Discernimento de nuanças de tristeza em Ponteios de Guarnieri

uma perspectiva do intérprete

Autores

  • Rebecca Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Regina Antunes Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5227

Palavras-chave:

comunicação de emoções, percepção musical 2, performance ao vivo, Ponteios, Guarnieri

Resumo

Quatro Ponteios para piano de Guarnieri (nos. 11, 31, 36 e 41), dotados de indicação expressiva de tristeza foram preparados e executados ao vivo perante uma plateia de estudantes de graduação e pós-graduação em Música (N = 63) ou de estudantes pertencentes às oficinas de extensão de teoria e percepção musical (N = 65). Dois termos foram escolhidos pelo(a) intérprete que melhor descrevessem sua concepção de tristeza em cada peça. Modelos categoriais e de protótipos foram selecionados para a seleção desses termos. Análise do perfil da onda sonora e as escolhas interpretativas do(a) intérprete foram empregadas para classificar as emoções atribuídas em termos do modelo categórico bidimensional de emoção, ou seja, polarizado na atividade (fluxo dos eventos) e polarizado na valência (intensidade do sinal). Diferenças na valorização (ou não) do timing, nos níveis de contraste de dinâmica e presença ou não de clímax foram características que contribuíram para distinção desses Ponteios em dois grupos: aqueles dotados da indicação do compositor de Triste – Ponteios 11 e 21; e aqueles com a indicação Tristemente – Ponteios 36 e 41, esses últimos suscitando maior atividade e valência (mais negativa).

Biografia do Autor

  • Rebecca Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

    Rebecca Rodrigues is graduated in piano (2010) at the Universidade Estadual of Maringá, Brazil. She got a master degree in Interpretative Practice at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil, under supervision of Prof. Regina A. T. dos Santos and co-supervision of Prof. Ney Fialkow. Presently she is developing her PhD thesis at the same institution (UFRGS) on piano practice.

  • Regina Antunes Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

    Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2018-05-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Discernimento De nuanças De Tristeza Em Ponteios De Guarnieri: Uma Perspectiva Do intérprete”. 2018. Per Musi, nº 38 (maio). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5227.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)