Discernimento de nuanças de tristeza em Ponteios de Guarnieri
uma perspectiva do intérprete
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5227Palavras-chave:
comunicação de emoções, percepção musical 2, performance ao vivo, Ponteios, GuarnieriResumo
Quatro Ponteios para piano de Guarnieri (nos. 11, 31, 36 e 41), dotados de indicação expressiva de tristeza foram preparados e executados ao vivo perante uma plateia de estudantes de graduação e pós-graduação em Música (N = 63) ou de estudantes pertencentes às oficinas de extensão de teoria e percepção musical (N = 65). Dois termos foram escolhidos pelo(a) intérprete que melhor descrevessem sua concepção de tristeza em cada peça. Modelos categoriais e de protótipos foram selecionados para a seleção desses termos. Análise do perfil da onda sonora e as escolhas interpretativas do(a) intérprete foram empregadas para classificar as emoções atribuídas em termos do modelo categórico bidimensional de emoção, ou seja, polarizado na atividade (fluxo dos eventos) e polarizado na valência (intensidade do sinal). Diferenças na valorização (ou não) do timing, nos níveis de contraste de dinâmica e presença ou não de clímax foram características que contribuíram para distinção desses Ponteios em dois grupos: aqueles dotados da indicação do compositor de Triste – Ponteios 11 e 21; e aqueles com a indicação Tristemente – Ponteios 36 e 41, esses últimos suscitando maior atividade e valência (mais negativa).
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