Prática e performance inicial de Minuetos de Haydn por pianistas
efeitos da privação de estímulos na retroalimentação sensorial em diferentes condições de estudo.
Palavras-chave:
Retroalimentação sensorial, Prática instrumental, Níveis acadêmicos, Privação de estímulos sensoriaisResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da privação de estímulos (aurais, visuais e cinestésicos) na retroalimentação sensorial durante a preparação inicial de peças para piano por estudantes de diferentes níveis acadêmicos. Os resultados revelaram efeito potencial dos níveis acadêmicos sobre o tempo despendido durante a prática nas condições A, C e D, bem como na compreensão musical dos participantes e na qualidade dos registros das performances (produtos) atingidos nas condições A e B. Em termos de estratégias e performances, as condições C e D deram-nos indícios de que a realização destas tarefas parece depender mais de competências acumuladas de cada estudante do que do nível acadêmico os quais estes se inserem.
Referências
AIELLO, R.; WILLIAMON, A. (2002). “Memory”. In: PARNCUTT, R.; Mc PHERSON, G., (Org). The science & psychology of music performance. New York: Oxford University Press, p.167-181.
ALTENMÜLLER, E.; SCHNEIDER, S. (2009). “Planning and performance”. In: HALLAM, S.; CROSS, I.; THAUT, M. (Eds.). The Oxford handbook of Music Psychology. New York: Oxford University Press, p.332-343.
BANTON, L. (1995). “The role of visual and auditory feedback during the sight- reading of music”. Psychology of Music, n.23, p. 3-16.
CHAFFIN, R.: LOGAN, T.; BEGOSH, K. (2009). “Performing from memory”. In: HALLAM, S.; CROSS, I.; THAUT, M. (Eds.), The Oxford Handbook of Music Psychology, New York: Oxford University Press, p.352-363.
FINNEY, S. (1997). “Auditory feedback and musical keyboard performance”. Music Perception, n.15, p.153-174.
FINNEY, S.; PALMER, C. (2003). “Auditory feedback and memory for music performance: Sound evidence for an encoding effect”. Memory & Cognition, n.31, p.51-64.
GINSBORG, J. (2005). “Strategies for memorizing music”. In: WILLIAMON, A. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. Great Britain: Oxford University Press, p.123-141.
GRUHN, W. (2005) “Understanding musical understanding”. In: ELLIOTT, D. (Ed.), Praxial music education. New York: University Press, p 98-111.
HAIR, J.; BLACK, W.; BABIN, B.; ANDERSON, E.; TATHAM, R. (2009) Análise multivariada de dados, 6ed. Porto Alegre: Bookman, p.482-535.
HIGHBEN, Z.; PALMER, C. (2004). “Effects of auditory and motor mental practice in memorized piano performance”. Bulletin of the Council for Research in Music Education. Illinois, n.159, p.1-8.
REPP, B. (1999). “Effects of auditory feedback deprivation on expressive piano performance”. Music Perception, n.16, p.409-438.
WÖLLNER, C.; WILLIAMON, A. (2007). “An exploratory study of the role of performance feedback and musical imagery in piano playing”. Research Studies in Music Education, n. 29, p.39-54.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.