Prática e performance inicial de Minuetos de Haydn por pianistas

efeitos da privação de estímulos na retroalimentação sensorial em diferentes condições de estudo.

Autores

  • Michele Rosita Mantovani Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS
  • Regina Antunes Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS https://orcid.org/0000-0001-9919-6266

Palavras-chave:

Retroalimentação sensorial, Prática instrumental, Níveis acadêmicos, Privação de estímulos sensoriais

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da privação de estímulos (aurais, visuais e cinestésicos) na retroalimentação sensorial durante a preparação inicial de peças para piano por estudantes de diferentes níveis acadêmicos. Os resultados revelaram efeito potencial dos níveis acadêmicos sobre o tempo despendido durante a prática nas condições A, C e D, bem como na compreensão musical dos participantes e na qualidade dos registros das performances (produtos) atingidos nas condições A e B. Em termos de estratégias e performances, as condições C e D deram-nos indícios de que a realização destas tarefas parece depender mais de competências acumuladas de cada estudante do que do nível acadêmico os quais estes se inserem.

Biografia do Autor

  • Michele Rosita Mantovani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS

    Michele Rosita Mantovani, natural de Bauru-SP (Brasil), é doutora em Música (Práticas Interpretativas-Piano/2018) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil), com apoio CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sob a orientação de Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos, orientação artística da Dra. Cristina Capparelli Gerling, e com estágio sanduíche na Universidade de Aveiro, orientado pela Dra. Helena Paula Marinho (PDSE/CAPES). Mestra em Música (Práticas Interpretativas-Piano/2014) pela UFRGS/Brasil, com apoio CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), sob a orientação de Dra. Regina Antunes Teixeira dos Santos, orientação artística da Dra. Cristina Capparelli Gerling. Bacharel em Música (Piano/2010) pela Universidade do Sagrado Coração (USC), sob a supervisão do Dr. Rosa Tolón. Apresentou-se como solista do Concerto op.10 n.1 de S. Prokofiev junto à Orquestra Sinfônica de Botucatu (SP), sob regência de Marcos Virmond. Participou de masterclasses com pianistas nacionais e internacionais, dentre eles, Flávio Varani, David Witten, Paolo Gualdi, Michael Gurt, John Rink, Eduardo Monteiro, Gigla Kastarava e Ney Fialkow. Participou de concursos de piano no Brasil (Art Livre, Bauru-Atlanta) e no Chile (Claudio Arrau), Festivais de Música (dente eles: 46º Festival de Inverno de Campos do Jordão-2015; Festival Internacional de Música no Pampa – FIMP 2014). Tem realizado recitais solo e de música de câmara em diferentes cidades dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, e em Aveiro, Portugal. Tem apresentado os resultados de suas pesquisas em congressos, simpósios e conferências nacionais e internacionais (ANPPOM, ABRAPEM, SIMCAM, ISME, ISPS, POST-IP). mantovani.michele@gmail.com

  • Regina Antunes Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS

    Regina Antunes Teixeira dos Santos, Bacharel em Música, com habilitação Piano (UFRGS), obteve o título de Maîtreem Educação Musical da Université Toulouse Le Mirail (Toulouse, França). Realizou aperfeiçoamento em piano com Profa. Minako Fujita (Ueno Gakkuen, Tóquio, Japão). Em 2003 concluiu dissertação de Mestrado em Educação Musical (UFRGS) e em 2007, sua tese de Doutorado em Educação Musical (UFRGS) sob orientação da Profa. Dra. Liane Hentschke. No período 2008-2010 realizou pós-doutorado em práticas interpretativas (UFRGS), sob supervisão da Profa. Dra. Cristina Capparelli Gerling. De 2011 a 2012 foi professora de teclado da FUNDARTE. Atualmente é professora do Instituto de Artes daUFRGS. Em pesquisa, sua área de atuação concentra-se na interconexão entre performance instrumental, conhecimento musical e estratégias de expressão emocional.

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Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Prática E Performance Inicial De Minuetos De Haydn Por Pianistas: Efeitos Da privação De estímulos Na retroalimentação Sensorial Em Diferentes condições De Estudo”. 2015. Per Musi, nº 32 (novembro): 1-27. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38423.

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