Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy

critérios de avaliação do excerto orquestral para flauta em situação de audição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5280

Palavras-chave:

critérios de avaliação, audição de excerto orquestral para flauta, Prélude à l´après-midi d´un faune, Claude Debussy

Resumo

O presente estudo visou identificar e mensurar os critérios de avaliação para o excerto orquestral para flauta do Prélude à l´après-midi d´un faune de Claude Debussy em situação de audição a partir de competências técnicas e interpretativas presentes na literatura do instrumento. A pesquisa é mista e de caráter exploratório direcionado à flautistas profissionais do Brasil e exterior, fluentes em Português (BR). O procedimento de coleta de dados ocorreu por meio de questionário auto administrado conduzido através do SurveyMonkey®, constituído por quatro questões, das quais três de caráter quantitativo e uma qualitativa. Como resultado, quatro das competências técnicas e interpretativas foram as mais assinaladas pelos pesquisados como critérios de avaliação, porém afinação e fraseado foram considerados os mais importantes. Por fim, a respiração não foi relatada como um dos principais critérios de avaliação em situação de audição como era esperado baseado na literatura.

Biografia do Autor

  • André Sinico, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

    André Sinico é atualmente Residente Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais, como bolsista CNPq. Doutor e Mestre em Música – Flauta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bacharel em Música – Flauta pela Universidade Estadual de Campinas e Licenciado pela Universidade Católica de Brasília. Foi Professor de Música de Câmara na Escola de Música de Brasília e flautista da Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas – UNICAMP; atuou como monitor do curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e como tutor do curso de Licenciatura em Música da UAB/Universidade de Brasília. Tem desenvolvido pesquisas na área de práticas interpretativas, psicologia da música e cognição musical.

  • Cristina Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

    Cristina Capparelli Gerling é pianista e Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1996, concilia ativamente suas atividades docentes, de pesquisas e artísticas seja como palestrante, como professora convidada para masterclasses no pais e no exterior, como concertista e recitalista, como parceira com destacados instrumentistas, como integrante de bancas de concurso de piano e docentes, bem  como pesquisadora do CNPq na área de cognição musical, psicologia da música e do repertório latino-americano do século XX. Suas inúmeras gravações têm recebido excelente acolhida por seu trabalho de divulgação de compositores contemporâneos.  

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Prélude à l´après-Midi d´un Faune De Claude Debussy: Critérios De avaliação Do Excerto Orquestral Para Flauta Em situação De audição”. 2018. Per Musi, nº 37 (abril). https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5280.