Representações da memória autobiográfica na trilha Sonora do filme Aftersun (2022)

Autores

  • Amilcar Bezerra Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.53975

Palavras-chave:

relato autobiográfico, memória cultural, canção popular, audiovisual, trilha sonora

Resumo

Este artigo se propõe a analisar duas cenas do filme Aftersun (2022), dirigido por Charlotte Wells, para explorar a relação entre memória autobiográfica e mídia, especialmente no que diz respeito ao uso da canção popular e do sound design na trilha sonora do filme. Se, por um lado, o uso de canções consagradas contribui para o acionamento da memória cultural dos espectadores, por outro lado, o uso de efeitos sonoros sobre os fonogramas originais sugere um estranhamento e um distanciamento que ilustram a relação da protagonista com as memórias retratadas e metaforizam o funcionamento do fluxo da memória em si. Para tanto, utilizaremos alguns autores que tratam da memória coletiva (Halbwachs 1990) do relato autobiográfico (Sarlo 2007; Starobinski 1971) e da canção popular como artefato de memória (Frith 2001).

Biografia do Autor

  • Amilcar Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense(2013) com estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de pós-graduação em Comunicação e Inovação Social (PÓSCOM) do Centro Acadêmico do Agreste e do Programa de pós-graduação em Música do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. 

Referências

Aftersun. 2022. Dirigido por Charlotte Wells. Reino Unido: BBC Filmes. 102 min.

Benjamin, Walter. 1994. "O Narrador: Considerações sobre a Obra de Nikolai Leskov." In Magia e Técnica, Arte e Política. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, Walter. 1994. "Sobre o Conceito da História." In Magia e Técnica, Arte e Política. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense.

Bennett, Andy, e Rogers, Rogers. 2016. Popular Music Scenes and Cultural Memory. London: Palgrave MacMillan.

Blacking, John. 2007. "Música, Cultura e Experiência." Cadernos de Campo 16: 201-218.

Bright, Lucy. 2022."Behind the Music of ‘Tár’ and ‘Aftersun’: Music Supervisor Lucy Bright on Cate Blanchett, the Classical World and the Majesty of ‘Under Pressure’." Entrevista concedida a Chris Willman. Variety, 27 nov. 2022. https://variety.com/2022/artisans/news/tar-aftersun-music-supervisor-lucy-bright-classical-score-songs-cate-blanchett-1235442739/. Acesso em 9 ago. 2024.

Frith, Simon. 2001. "Hacia una Estética de la Música Popular." In Francisco Cruces (ed.) Las Culturas Musicales: Lecturas en Etnomusicología. Madrid: Trotta.

Halbwachs, Maurice. 1990. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice.

Medeiros, Danilo. 2023. "Aftersun Vira Filme Mais Assistido da MUBI em Todos os Tempos." Entre Telas, 8 fev. 2023. https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/filmes/aftersun-vira-filme-mais-assistido-da-mubi-em-todos-os-tempos,aef0df22254584785cf424ad133684dfkixjr1lq.html. Acesso em 9 ago. 2024.

Moorey, Graham. 2012. Everyday Reveries: Recorded Music, Memory and Emotion. PhD diss., University of the West of England, Bristol.

Niemeyer, Katharina. 2014. "Introduction: Media and Nostalgia." In Katharina Niemeyer (ed.) Media and Nostalgia: Yearning for the Past, Present and Future. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Sacks, Oliver. 2007. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras.

Sarlo, Beatriz. 2007. Tempo Descoberto: Cultura da Memória e Guinada Subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG.

Starobinski, Jean. 1971. "The Style of Autobiography." In Seymour Chatman (ed.) Literary Style: A Symposium. London: Oxford University Press.

Wells, Charlotte. 2022. "A Note from Charlotte Wells." 21 out. 2022. https://a24films.com/notes/2022/10/a-note-from-charlotte-wells. Acesso em 9 ago. 2024.

Wells, Charlotte. 2023. "‘Aftersun’ Writer-Director Charlotte Wells on the Ambiguity of Her Personal Film: ‘I Had to Know What All the Answers Were’." Entrevista concedida a Seija Rankin. Hollywood Reporter, 13 jan. 2023. https://www.hollywoodreporter.com/movies/movie-features/aftersun-writer-director-charlotte-wells-interview-1235297225/. Acesso em 9 ago. 2024.

Publicado

2025-03-08

Edição

Seção

Sessão Temática Abordagens biográficas na pesquisa em Música

Como Citar

“Representações Da memória autobiográfica Na Trilha Sonora Do Filme Aftersun (2022)”. 2025. Per Musi 26 (março): 1-14. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.53975.