Representações da memória autobiográfica na trilha Sonora do filme Aftersun (2022)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.53975Palavras-chave:
relato autobiográfico, memória cultural, canção popular, audiovisual, trilha sonoraResumo
Este artigo se propõe a analisar duas cenas do filme Aftersun (2022), dirigido por Charlotte Wells, para explorar a relação entre memória autobiográfica e mídia, especialmente no que diz respeito ao uso da canção popular e do sound design na trilha sonora do filme. Se, por um lado, o uso de canções consagradas contribui para o acionamento da memória cultural dos espectadores, por outro lado, o uso de efeitos sonoros sobre os fonogramas originais sugere um estranhamento e um distanciamento que ilustram a relação da protagonista com as memórias retratadas e metaforizam o funcionamento do fluxo da memória em si. Para tanto, utilizaremos alguns autores que tratam da memória coletiva (Halbwachs 1990) do relato autobiográfico (Sarlo 2007; Starobinski 1971) e da canção popular como artefato de memória (Frith 2001).
Referências
Aftersun. 2022. Dirigido por Charlotte Wells. Reino Unido: BBC Filmes. 102 min.
Benjamin, Walter. 1994. "O Narrador: Considerações sobre a Obra de Nikolai Leskov." In Magia e Técnica, Arte e Política. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense.
Benjamin, Walter. 1994. "Sobre o Conceito da História." In Magia e Técnica, Arte e Política. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense.
Bennett, Andy, e Rogers, Rogers. 2016. Popular Music Scenes and Cultural Memory. London: Palgrave MacMillan.
Blacking, John. 2007. "Música, Cultura e Experiência." Cadernos de Campo 16: 201-218.
Bright, Lucy. 2022."Behind the Music of ‘Tár’ and ‘Aftersun’: Music Supervisor Lucy Bright on Cate Blanchett, the Classical World and the Majesty of ‘Under Pressure’." Entrevista concedida a Chris Willman. Variety, 27 nov. 2022. https://variety.com/2022/artisans/news/tar-aftersun-music-supervisor-lucy-bright-classical-score-songs-cate-blanchett-1235442739/. Acesso em 9 ago. 2024.
Frith, Simon. 2001. "Hacia una Estética de la Música Popular." In Francisco Cruces (ed.) Las Culturas Musicales: Lecturas en Etnomusicología. Madrid: Trotta.
Halbwachs, Maurice. 1990. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice.
Medeiros, Danilo. 2023. "Aftersun Vira Filme Mais Assistido da MUBI em Todos os Tempos." Entre Telas, 8 fev. 2023. https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/filmes/aftersun-vira-filme-mais-assistido-da-mubi-em-todos-os-tempos,aef0df22254584785cf424ad133684dfkixjr1lq.html. Acesso em 9 ago. 2024.
Moorey, Graham. 2012. Everyday Reveries: Recorded Music, Memory and Emotion. PhD diss., University of the West of England, Bristol.
Niemeyer, Katharina. 2014. "Introduction: Media and Nostalgia." In Katharina Niemeyer (ed.) Media and Nostalgia: Yearning for the Past, Present and Future. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Sacks, Oliver. 2007. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras.
Sarlo, Beatriz. 2007. Tempo Descoberto: Cultura da Memória e Guinada Subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG.
Starobinski, Jean. 1971. "The Style of Autobiography." In Seymour Chatman (ed.) Literary Style: A Symposium. London: Oxford University Press.
Wells, Charlotte. 2022. "A Note from Charlotte Wells." 21 out. 2022. https://a24films.com/notes/2022/10/a-note-from-charlotte-wells. Acesso em 9 ago. 2024.
Wells, Charlotte. 2023. "‘Aftersun’ Writer-Director Charlotte Wells on the Ambiguity of Her Personal Film: ‘I Had to Know What All the Answers Were’." Entrevista concedida a Seija Rankin. Hollywood Reporter, 13 jan. 2023. https://www.hollywoodreporter.com/movies/movie-features/aftersun-writer-director-charlotte-wells-interview-1235297225/. Acesso em 9 ago. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.