Relatos de uma viagem transformadora

Explorando as experiências migratórias de quatro cantoras de jazz andaluzas a partir de uma perspectiva biográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54273

Palavras-chave:

cantora, Jazz, Migração, Espanha, narrativa biográfica

Resumo

Este artigo explora a interseção entre o jazz e a migração na Espanha através das experiências de vida de quatro cantoras de jazz andaluzas. Foi utilizado um enfoque biográfico para investigar os significados que essas cantoras atribuem à migração com base em suas trajetórias profissionais. O estudo revela o duplo papel da migração como um passo necessário para o desenvolvimento artístico e como um reflexo de dinâmicas culturais mais amplas. Através das narrativas de vida, discutem-se os desafios enfrentados por essas cantoras, destacando o potencial transformador dessas experiências. A pesquisa também envolve debates teóricos sobre a biografia como método, refletindo sobre as particularidades dessa forma de escrita no campo dos estudos musicais. Finalmente, o estudo busca demonstrar como as narrativas biográficas podem proporcionar insights sobre fenômenos sociais mais amplos.

Biografia do Autor

  • Claudia Rolando, Universidade de León, Espanha

    Claudia Rolando é Professora Associada no Departamento de Educação da Universidade de León. Ela obteve seu doutorado em Musicologia em 2024. Ela também possui um Mestrado em Formação de Professores para o Ensino Secundário, Bacharelado, Formação Profissional e Ensino de Línguas (2023), um Mestrado em Musicologia pela Universidade de Valladolid (2009) e um Mestrado em Gestão de Artes pela Universidade do País Basco (2008). Claudia também completou uma Licenciatura em Artes Musicais e Sonoras (2006) na Universidade Nacional de Artes, em Buenos Aires, e foi titulada como Professora Superior de Música com especialização em Canto Clássico (2004) pelo Conservatório Nacional de Música “Carlos López Buchardo”, Buenos Aires.

    Ela tem ampla experiência como Professora Associada em diversas instituições, incluindo a Universidade de León (2022-2024), onde ensinou Estudos Corais e Vocais, Pedagogia e Música, e a Universidade de Valladolid (2013-2022), onde se especializou em Jazz, História da Dança, e Estudos Corais e Vocais. Anteriormente, lecionou Música Antiga e Medieval na Universidade de Buenos Aires (2000-2003).

    Dra. Rolando é membro do Laboratório de Empreendedorismo Social (UVa-LES) e do European Music Archaeology Project. Ela recebeu uma bolsa de doutorado do Governo do País Basco e é membro ativo da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular (IASPM-AL) e da Associação Argentina de Musicologia (AAM)

  • Rocío Marlen Villa, Universidade Nacional de Santiago del Estero, Argentina

    Rocío Marlen Villa é estudante avançada da Licenciatura em Sociologia na Universidade Nacional de Santiago del Estero. Atualmente, está desenvolvendo o trabalho final do Curso Técnico Universitário em Ciências Sociais, centrado no estudo das experiências de vida de pessoas migrantes através da abordagem biográfica. Além disso, está colaborando com o Laboratório de Empreendedorismo Social da Universidade de Valladolid, como estudante internacional, no projeto 'Expressão: Autoconhecimento e Desenvolvimento Vocal e Interpessoal através do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em Jovens Migrantes Residentes em Valladolid.

Referências

Achotegui, Joseba. 2009. “Estrés límite y salud mental: el síndrome del inmigrante con estrés crónico y múltiple (Síndrome de Ulises).” Gaceta Médica de Bilbao, 106(4): 122-133.

Ake, David. 2010. Jazz Matters: Sound, Place, and Time Since Bebop. Berkeley: University of California Press.

Allen Norman, Ana Marilin, y Grettchen Flores Sandí. 1998. “Análisis de la motivación del recurso humano: comparación entre los servicios de cirugía del Hospital Dr. Calderón Guardia y patología forense del Organismo de Investigación Judicial.” Medicina Legal de Costa Rica, 15(1-2): 11-17. http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1409-00151998000200006&lng=en&tlng=es.

Bourdieu, Pierre, Jean-Claude Chamboredon, y Jean-Claude Passeron. 2004. El oficio del sociólogo. Presupuestos epistemológicos. 1a Edición. Buenos Aires: Siglo XXI.

Buitrago Malaver, Lilia Andrea, y Beatriz Elena Arias López. 2018. “Los aportes del enfoque biográfico narrativo para la generación de conocimiento en Enfermería”. Index de Enfermería, 27(1-2): 62-66. http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962018000100013&lng=es&tlng=es.

Cadena SER. "La voz de la malagueña Pepa Niebla resucita al jazz contemporáneo neoyorquino." Cadena SER, 29 de abril de 2021 https://cadenaser.com/emisora/2021/04/29/ser_malaga/1619707016_525431.html

Cámara de Landa, Enrique. 2016. Etnomusicología. ICCMU.

Church, Austin T. 1982. “Sojourner adjustment.” Psychological Bulletin, 91(3): 540–572. https://doi.org/10.1037/0033-2909.91.3.540

Ferrarotti, Franco. 2007. “Las historias de vida como método.” Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 14(44),15-40. [fecha de Consulta 10 de Julio de 2024]. ISSN: 1405-1435. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10504402

Gillette, Alain., and Abdelmalek Sayad. 1984. L'immigration algérienne en France. Paris: Éditions Entente.

Güelman, Martín. 2013. "Las potencialidades del enfoque biográfico en el análisis de los procesos de individuación.” Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social - ReLMIS. No 5. Año 3. Abril- Septiembre 2013. Argentina. Estudios Sociológicos Editora. ISSN 1853-6190. Pp. 56 - 68. Disponible en: http://www.relmis.com.ar/ojs/index.php/relmis/article/view/62

Kornblit, Ana Lía, y Fabian Gustavo Beltramino. 2004. Metodologías cualitativas en ciencias sociales. Modelos y procedimientos de análisis. Buenos Aires: Biblos https://repo.unlpam.edu.ar/handle/unlpam/2898

Leclerc-Olive, Michèle. 2009. “Temporalidades de la experiencia: las biografías y sus acontecimientos.” Revista Iberofórum 4 (8):1-39. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=211014822001

Massey, Douglas S., Joaquín Arango, Graeme Hugo, Ali Kouaouci, and Adela Pellegrino. 1999. Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millennium. Oxford: Clarendon Press.

Nicholson, Stuart. 2005. Is jazz dead? Or has it moved to a new address? New York: Routledge.

Rolando Eyjo, Claudia, y Saray Prados Bravo. 2022. "Análisis de la oferta educativa de jazz en España." In: Avances en ciencias de la educación y aplicaciones en otra áreas. Palomares-Rodríguez, J.M. (edited by), Volumen I. 1a. ed. Dykinson https://doi.org/10.2307/jj.5076226.

RTVE. "Los Conciertos de Radio 3: Lara Bello." RTVE Play. 1 de enero de 2018. https://www.rtve.es/play/videos/los-conciertos-de-radio-3-en-la-2/conciertos-radio-3-lara-bello/4617998/

Sautu, Ruth. 2004. El método biográfico. La reconstrucción de la sociedad a partir del testimonio de los actores. Buenos Aires: Editorial Lumiere.

Thematic Section Biographical approaches in Music research

Publicado

2025-02-19

Edição

Seção

Sessão Temática Abordagens biográficas na pesquisa em Música

Como Citar

“Relatos De Uma Viagem Transformadora: Explorando As Experiências migratórias De Quatro Cantoras De Jazz Andaluzas a Partir De Uma Perspectiva biográfica”. 2025. Per Musi 26 (fevereiro): 1-16. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54273.