A linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil

proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo acústico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54497

Palavras-chave:

Ritmos sulinos, Rítmica aditiva, Música, Contrabaixo

Resumo

Este artigo propõe uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e em ritmos similares, como a chamarra e o chamamé, originários da Argentina e característicos da região sul do Brasil, aplicando-os ao contrabaixo. Considera-se não apenas o aspecto prático para a obtenção de uma sonoridade apropriada, moderna e coesa, mas também o aspecto conceitual por trás desses gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Foi feita uma análise sobre as claves usadas nesses gêneros, que são exatamente as mesmas encontradas em outros estilos como o baião e o carimbó, sugerindo uma possível origem africana comum. Este é um trabalho informado pela prática, onde um dos autores participou como músico convidado em performances com o grupo Quarteto Coração de Potro, grupo especializado no repertório sulino, sediado em Lages-SC. Nesta experiência, foi realizada entrevista com o músico João Gabriel Rosa, e demais membros do grupo, que também compartilharam suas percepções e práticas. Neste artigo estão incluídas transcrições de trechos de obras desse repertório para corroborar as conclusões levantadas.

Biografia do Autor

  • Matheus Mesquita Pasquali, Universidade do Estado de Santa Catarina

     Possui graduação em Música, Licenciatura Plena, (2014) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Cursou agraduação em Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) até o ano de 2019 e é Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na área de Processos Criativos, onde está tendo a oportunidade de trazer propostas da aplicação do contrabaixoacústico na música folclórica do sul do Brasil. Tem ampla experiência na área de Artes, Educação e Composição,com ênfase em Música, tendo realizado diversos trabalhos em gravações nos gêneros mais variados e comartistas de diferentes vertentes, espetáculos musicais, composições gravadas e distribuídas em diversas mídiasaudiovisuais, trilhas sonoras em filmes além de ter atuado como professor das redes municipal e particular aolongo dos últimos anos. Trabalha principalmente no campo da música instrumental brasileira e no campopedagógico com o mesmo enfoque.

  • Leonardo Piermartiri, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Leonardo Piermartiri possui graduação em Música pela Escuela de Música y Bellas Artes de Paraná (1993), mestrado em Música pela University of Cincinnati (1997) com bolsa da Fundação VITAE, completou o Professional Studies no Cleveland Institute of Music (1999) e obteve o título de Doctor of Musical Arts pela University of Maryland (2013). É professor da UDESC desde 2004.

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Publicado

2025-01-30

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Linha De Baixo Nos Ritmos Do Sul Do Brasil: Proposições práticas, teóricas E Suas aplicações No Contrabaixo Acústico”. 2025. Per Musi 26 (janeiro): 1-22. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2025.54497.