Fatores de coerência nos Choros nº 5 (“Alma brasileira”), de H. Villa-Lobos

Autores

  • Carlos Alberto Assis Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54568

Palavras-chave:

H. Villa-Lobos, Choros nº 5, análise musical, coerência musical, figuras musicais

Resumo

Análise dos processos composicionais contidos nos Choros nº. 5 de H. Villa-Lobos, a partir da abordagem dos planos formal, harmônico, rítmico e melódico e sua relação com elementos da retórica (a partir do conceito de figuras musicais) a fim de descobrir o impulso gerador que organiza a obra em uma estrutura coesa e completa.

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Assis, Universidade Estadual do Paraná

    Carlos Alberto Assis é pianista e compositor, formado em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde é professor de Linguagem e Estruturação Musical (Harmonia), Biologia Aplicada à Música e Piano. Mestre em Música – Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia. Em 1998, classificou-se em 2º lugar no I Prêmio de Composição Guerra Peixe, da Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Em 2000, classificou-se em 3º lugar, no III Prêmio de Composição Guerra Peixe, da mesma escola. Integrou o corpo docente de diversos Festivais e Oficinas de Música (Curitiba, Londrina,
    Maringá, Cascavel, entre outros) e participou como pianista co-repetidor da montagem de diversas óperas, no Brasil e no exterior. Em 2005, apresentou a Integral das Sonatas para piano, de Beethoven. É também médico formado pela Faculdade Evangélica do Paraná, com especialização em Homeopatia e Acupuntura e professor e praticante de Tai Chi Chuan.

Referências

ADAMS, Courtney S. Erik Satie and Golden Section analysis. Music and Letters, vol. 77/2, May, 1996: 242-252.

DOCZI, György. O poder dos limites: harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.

FETT, Birch. An in-depth investigation of the Divine Ratio. The Montana Mathematics Enthusiast. Vol. 3, nº 2, 2006 (157-175).

HOWAT, Roy. Debussy in proportion: a musical analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

MADDEN, Charles. Fib and Phi in music: the golden proportion in musical form. Salt Lake City: High Art Press, 2005.

MAUS, Fred Everett. Narratology, narrativity. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. New York: Oxford University Press, 2001. 2nd. ed. Vol. 17: 641-643.RINK, John. In respect of performance: the view o musicology. Psychology of Music. Vol. 31 (3): 303 – 323.

SANTIAGO, Diana. Proporções nos Ponteios para piano, de Camargo Guarnieri: um estudo sobre representações mentais em performance musical. Tese. Doutorado em Música. Universidade Federal da Bahia, 2001.

SANTIAGO, Diana. Proporções nos Ponteios de Camargo Guarnieri: um estudo sobre representações mentais em performance musical. Em Pauta. Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Vol. 13, nº 20, Junho, 2002. p. 143-185.

TATLOW, Ruth; GRIFFITHS, Paul. Numbers and music. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. New York: Oxford University Press, 2001. 2nd. ed. Vol. 18: 231-236.WHITTALL, Arnold. Form. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. New York: Oxford University Press, 2001. 2nd. ed. Vol. 9: 92-94.

Downloads

Publicado

2009-02-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Fatores De Coerência Nos Choros Nº 5 (‘Alma brasileira’), De H. Villa-Lobos”. 2009. Per Musi, nº 20 (fevereiro): 64-73. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54568.