Análise da obra Kurze Schatten II de Brian Ferneyhough

Autores

  • Felipe Merker Castellani Faculdade Santa Marcelina

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54624

Palavras-chave:

análise musical, composição, música do século XX, Brian Ferneyhough, Kurze Schatten II

Resumo

Análise dos três primeiros movimentos da obra Kurze Schatten II para violão solo de Brian Ferneyhough, na qual são discutidos aspectos de sua técnica composicional, além de conceitos importantes na obra do compositor. 

Biografia do Autor

  • Felipe Merker Castellani, Faculdade Santa Marcelina

    Felipe Merker Castellani, compositor, estudou violão, composição e análise musical com o prof. Paulo de Tarso Salles. Ingressou no curso de composição da Faculdade Santa Marcelina em 2003, onde estuda com Paulo Zuben e Sérgio Kafejian. Realiza um projeto de iniciação científica sobre a obra Kurze Schatten II de Brian Ferneyhough, com bolsa Fapesp e sob orientação de Silvio Ferraz, com quem estuda composição. Teve obras executadas nas XV e XVI Bienais de Música Brasileira Contemporânea, e, II e V Encontro Nacional de Compositores Universitários e no 43º Festival Música Nova.

Referências

ADORNO, Theodor W. Quasi una fantasia. Trad: Rodney Livingstone. London/ New York: Verso, 1994.

ANDERSSON, Magnus. “Brian Ferneyhough: Kurze Schatten II considérations d’un interprète”. Contrechamps 8 (1988): p.128-138.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II. São Paulo: Brasiliense, 2000.

FERNEYHOUGH, Brian. Collected Writings, ed: James Boros. Amsterdan: Harwood, 1998.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Análise Da Obra Kurze Schatten II De Brian Ferneyhough”. 2009. Per Musi, nº 19 (janeiro): 24-34. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54624.