Ekphrasis em música
os Quadrados Mágicos de Paul Klee na Sonata para violão solo de Leo Brouwer
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2009.54645Palavras-chave:
ekphrasis, Brouwer, Sonata, Klee, quadrados mágicosResumo
Para Siglind Bruhn, o conceito de ekphrasis, usado nas artes plásticas e na literatura, pode ser aplicado também para certas obras musicais. Partindo dessa concepção, desenvolvida pela autora na obra Musical Ekphrasis: composeres responding to poetry and painting este artigo investiga a apropriação que o compositor cubano Leo Brouwer (1939 - ) faz, no primeiro movimento de sua Sonata para violão solo, de certos procedimentos composicionais utilizados pelo pintor suíço Paul Klee (1879–1940) em sua série de pinturas intitulada Quadrados Mágicos, caracterizando, assim, uma ekphrasis.
Referências
BEETHOVEN, Ludwig van. Symphony nº. 6 (Pastorale). [música]. New York: Edition Eulenburg Inc. [s. d.]
BETANCOURT, Rodolfo. A Close Encounter with Leo Brouwer. [Entrevista on-line, 2006]. Disponível em: <http://www.musicweb.uk.net/brouwer/rodolfo.htm>. Acesso em 8 de maio de 2006.
BRUHN, Siglind. Musical Ekphrasis: Composers Responding to Poetry and Painting. Hillsdale: Pendragon Press, 2000.
BROUWER, Leo. Sonata. [música]. Madrid: Opera Tres, Ediciones Musicales S. L., 1991.
DEVINE, Graham Anthony. Leo Brouwer. [texto on-line, 2006]. Disponível em <http://www.naxos.com/mainsite/NaxosCat/Naxos_Cat.asp?item_code=8.554195#>. Acesso em 10 de maio de 2006.
DI SAN LAZZARO, G. Klee: His Life and Work. Londres: Thames and Hudson, 1965. 304 p.
DÜCHTING, Hajo. Paul Klee: Painting Music. Munique: Prestel-Verlag, 1997. 112 p.
DUDEQUE, Norton Eloy. História do Violão. Curitiba: Editora da UFPR, 1994. p. 98 - 99
GARCIA, E.E. Rachmaninoff and Scriabin: Creativity and Suffering in Talent and Genius. Psychoanalytic Review, 91:423-442, 2004.
KAGAN. Andrew. Paul Klee At The Guggenheim Museum. New York: Guggenheim Museum, 1993. 203 pp.
MARVIN, Frederick. Soler (Ramos), Antonio (Francisco Javier Jose). In: SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Londres: Macmillan Publishers Limited, 2001, vol. 23. p. 633 - 634.
MOLINA, Sidney. Construção da mentira em Paisaje Cubano con Lluvia de Leo Brouwer: uma análise semiótica. GALÁXIA - Revista Transdisciplinar de Comunicação, Semiótica, Cultura. São Paulo, EDUC / CNPQ, vol. 6, pp. 121-144, out. 2003.
MORRISON, Bryce. Bolero. In: SADIE, Stanley. The New Grove Dictionaty of Music and Musicians. Londres: Macmillan Publishers Limited, 2001, vol. 3. p. 819 – 822.
PIOCH, Nicolas. Ad Parnassum. [artigo on-line, agosto de 2002]. Disponível em: <http://www.ibiblio.net/wm/paint/auth/klee/>. Acesso em 5 de junho de 2006.
ROSAR, William H. Fandango. In: SADIE, Stanley. The New Grove Dictionaty of Music and Musicians. Londres: Macmillan Publishers Limited, 2001, vol. 8. p. 542 - 543.
SCRIABIN, Alexandre. Sonata nº I, Op. 6 [música]. Per Hartmann Editions. [S. L.: S. P.]
SCRIABIN, Alexandre. Sonata nº III, Op. 23 [música]. Per Harmann Editions. [S. L.: S. P.]
WADE, Graham. Leo Brouwer. In: SADIE, Stanley. The New Grove Dictionaty of Music and Musicians. Londres: Macmillan Publishers Limited, 2001, vol. 4. p. 437 - 438.
ZANON, Fábio. A Arte do Violão. [série de programas de rádio apresentados na Rádio Cultura FM de São Paulo a partir de setembro de 2003]. Disponível em: <http://paginas.terra.com.br/arte/violao_intercambio/Ultimaedicao/ArtedoViolao/Artedoviolao.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2005.
ZANON, Fabio. Leo Brouwer [artigo on-line]. Disponível em: < http://www.violao.hpg.ig.com.br/brouwer.html>. Acesso em28 de novembro de 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






