Notas preliminares sobre o cantochão acompanhado na prática musical lusobrasileira dos séculos XVIII e XIX
o Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54725Palavras-chave:
Cantochão, órgão, música sacra, práticas de performance, José Maurício Nunes Garcia, musicologia histórica brasileiraResumo
A partir de registros que comprovam o uso de acompanhamento do cantochão na prática musical de catedrais brasileiras nos séculos XVIII e XIX, este estudo procura discutir preliminarmente a utilização de documentos pertencentes ao Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro (RJ) para a realização deste tipo de repertório, exemplificado no Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia. Busca estimular futuros estudos sobre o tema e, sobretudo, a performance desta música. Indiretamente, pretende-se fornecer subsídios para novas formas de utilização do instrumento catedralício por excelência – o órgão de tubos – re-inserindo este repertório litúrgico nas práticas sócio-culturais e musicais atualmente em voga, estimulando a reutilização deste instrumento nos circuitos históricos brasileiros em que se encontram.
Referências
CERNICCHIARO, Vincenzo. A Storia della música nel Brasile. Dai tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milano: Fratelli Riccioni, 1926.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Editar José Maurício Nunes Garcia. Tese de Doutorado submetida ao Programa de Pósgraduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Rio de Janeiro, 2000.
GRIER, James. The Critical Editing of Music: History, Method, and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
HILLSMAN, Walter. Instrumental Accompaniment of Plain-Chant in France from the Late 18th. Century. The Galpin Society Journal, Vol. 33, mar, 1980, pp. 8-16. Liber Usualis. Missae et Officii. Tournai: Desclée, 1962.
SANTOS, Maria Luiza de Queiroz Amâncio dos. Origem e evolução da música em Portugal e sua influencia no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942.
SHORE, S. Royle. The Vocal Accompaniment of Plainchant. Proceedings of the Musical Association, 61st Sess, 1934-1935, p. 105-125.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






