Notas preliminares sobre o cantochão acompanhado na prática musical lusobrasileira dos séculos XVIII e XIX

o Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia

Autores

  • André Guerra Cotta Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54725

Palavras-chave:

Cantochão, órgão, música sacra, práticas de performance, José Maurício Nunes Garcia, musicologia histórica brasileira

Resumo

A partir de registros que comprovam o uso de acompanhamento do cantochão na prática musical de catedrais brasileiras nos séculos XVIII e XIX, este estudo procura discutir preliminarmente a utilização de documentos pertencentes ao Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro (RJ) para a realização deste tipo de repertório, exemplificado no Hino a São João Batista de José Maurício Nunes Garcia. Busca estimular futuros estudos sobre o tema e, sobretudo, a performance desta música. Indiretamente, pretende-se fornecer subsídios para novas formas de utilização do instrumento catedralício por excelência – o órgão de tubos – re-inserindo este repertório litúrgico nas práticas sócio-culturais e musicais atualmente em voga, estimulando a reutilização deste instrumento nos circuitos históricos brasileiros em que se encontram.

Biografia do Autor

  • André Guerra Cotta, Universidade Federal de Minas Gerais

    André Guerra Cotta é Musicólogo, Bacharel em Regência e Especialista em Musicologia Histórica Brasileira pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da mesma universidade, com a dissertação O tratamento da informação em acervos de manuscritos musicais brasileiros, na qual propôs as bases de uma arquivologia musical. Coordenador do Projeto Conservação e Instalação Definitiva do Acervo Curt Lange (UFMG/FUNDEP/PETROBRAS, 2005-2006). Atualmente coordena o Acervo Curt Lange-UFMG, é
    responsável pela instalação do acervo e treinamento de equipe no Projeto Instalação e Difusão do Museu da Música de Mariana (PETROBRAS/FUNDARQ) e é Doutorando em Musicologia pela UNIRIO.

Referências

CERNICCHIARO, Vincenzo. A Storia della música nel Brasile. Dai tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milano: Fratelli Riccioni, 1926.

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Editar José Maurício Nunes Garcia. Tese de Doutorado submetida ao Programa de Pósgraduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Rio de Janeiro, 2000.

GRIER, James. The Critical Editing of Music: History, Method, and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

HILLSMAN, Walter. Instrumental Accompaniment of Plain-Chant in France from the Late 18th. Century. The Galpin Society Journal, Vol. 33, mar, 1980, pp. 8-16. Liber Usualis. Missae et Officii. Tournai: Desclée, 1962.

SANTOS, Maria Luiza de Queiroz Amâncio dos. Origem e evolução da música em Portugal e sua influencia no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942.

SHORE, S. Royle. The Vocal Accompaniment of Plainchant. Proceedings of the Musical Association, 61st Sess, 1934-1935, p. 105-125.

Downloads

Publicado

2008-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Notas Preliminares Sobre O cantochão Acompanhado Na prática Musical Lusobrasileira Dos séculos XVIII E XIX: O Hino a São João Batista De José Maurício Nunes Garcia”. 2008. Per Musi, nº 18 (janeiro): 28-34. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54725.