Aspectos retóricos da ária Quia respexit humilitatem, do Magnificat em Ré maior de J. S. Bach BWV 243
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54809Palavras-chave:
análise retórica, figuras retórico-musicais, barroco, Quia respexit humilitatem, BachResumo
A Retórica teve um papel essencial na produção artística do século XVI ao século XVIII ao ditar sistematicamente a estruturação formal e a utilização de elementos figurativos em um discurso para fortalecer sua eloqüência. No caso da música se dá através da estruturação e divisão da música e da utilização de figuras retórico-musicais como, por exemplo, as catabasis (movimento melódico descendente) e anaphoras (repetição geral), entre outras. Este artigo pretende analisar alguns elementos da retórica contidos na ária Quia respexit humilitatem, composta por J. S. Bach.
Referências
A BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.
BACH, J. S.. Magnificat in D major, BWV 243. London: Edition Eulenburg No. 964. [1924]. Partitura com grade completa.
BACH, J. S.. Magnificat in D major, BWV 243. New York: Lea Pocket Scores. 1959. Partitura com grade completa.
BARTEL, Dietrich. Musica poética: musica- rethorical figures in German Baroque Music. Lincoln, Nebraska, University of Nebraska Press, 1997.
CAMAROTA, Robert M., On the Performance of “Quia respexit ... omnes generationes” from J. S. Bach’s Magnificat. 2003. Disponível em <http://caliber.ucpress.net/doi/abs/10.1525/jm.2001.18.3.458?cookieSet=1&journalCode=jm> Acesso: 02 de junho de 2007.
CANO, Rubén López. Música y retórica em el barroco. Cidade do México, D.F.: Universidad Nacional Autônoma de México, 2000.
DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA 1.0. Instituto Antônio Houaiss, 2001. (CD-ROM)
OLIVEIRA, André. O uso de figuras de Retórica Musical no Magnificat de Johann Sebastian Bach. XVI ANPPOM. Brasília, 2006.
PIEDADE, Acácio Tadeu. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista Eletrônica de Musicologia, Volume XI - Setembro de 2007. Disponível em <http://www.rem.ufpr.br/REMv11/11/11-piedade-retorica.html> Acesso em: 29 de outubro de 2007.
TARLING, Judy. Baroque string playing for ingenious learners. St. Albans, UK, Corda Music, 2000.
WALTERS, Richard (Comp. e Ed.). The Oratorio Anthology (soprano).Hal Leonard Corporation. 1994. The Art Institute of Chicago. Partituras para piano e voz aguda.
WIKIPEDIA – Magnificat (Bach). Disponível em <http://en.wikipedia.org/wiki/Magnificat_(Bach)> Acesso em: 20 de maio de 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.