Aspectos retóricos da ária Quia respexit humilitatem, do Magnificat em Ré maior de J. S. Bach BWV 243

Autores

  • Isabela de Figueiredo Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54809

Palavras-chave:

análise retórica, figuras retórico-musicais, barroco, Quia respexit humilitatem, Bach

Resumo

A Retórica teve um papel essencial na produção artística do século XVI ao século XVIII ao ditar sistematicamente a estruturação formal e a utilização de elementos figurativos em um discurso para fortalecer sua eloqüência. No caso da música se dá através da estruturação e divisão da música e da utilização de figuras retórico-musicais como, por exemplo, as catabasis (movimento melódico descendente) e anaphoras (repetição geral), entre outras. Este artigo pretende analisar alguns elementos da retórica contidos na ária Quia respexit humilitatem, composta por J. S. Bach.

Biografia do Autor

  • Isabela de Figueiredo Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Isabela Santos é soprano, bacharel em canto lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda em performance na UFMG, sob orientação de Margarida Borghoff. Estuda técnica vocal com o baixo-barítono americano Stephen Bronk. Como cantora, é ganhadora de diversos prêmios em concursos nacionais de canto e do prêmio Cantor(a) Jovem no 7º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão. 

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Publicado

2008-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Aspectos retóricos Da ária Quia Respexit Humilitatem, Do Magnificat Em Ré Maior De J. S. Bach BWV 243”. 2008. Per Musi, nº 18 (janeiro): 69-76. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54809.