Uma visão retórica da agudeza no Quarteto de Cordas Op.33, N.5 de Franz Joseph Haydn
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55078Palavras-chave:
agudeza, retórica musical, Classicismo, Joseph Haydn, quarteto de cordasResumo
O presente artigo propõe o resgate da visão setecentista da idéia retórica de agudeza como tradução do germânico Witz, conceito que vem sendo freqüentemente associado à produção de F. J. Haydn, desde a época do compositor até os dias de hoje. São apontados e discutidos alguns procedimentos agudos que Haydn utiliza em seu Quarteto de Cordas em Sol maior Op.33, N.5 (1781). A compreensão desses procedimentos possibilita uma leitura mais profunda dessa obra, podendo proporcionar também uma análise e uma interpretação mais solidamente embasadas da obra instrumental de Haydn.
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. Madrid: Gredos, 1991.
BARROS, Cassiano de Almeida. A orientação retórica do processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition de H. Ch. Koch. Campinas: UNICAMP, 2005 (dissertação de mestrado).
BATTEUX, Charles. Einschränkung der schönen Künste auf einen einzigen Grundsatz (Leipzig, 1770) [Les Beaux Arts Réduits en un même Principe. Paris, 1746]. Hildesheim: Georg Olms, 1976 (fac-simile) (tradução de J. A. Schlegel).
BONDS, Marc Evans. Wordless Rhetoric. Musical Form and the Metaphor of the Oration. Cambridge: Harvard University Press, 1991.
FUHRMANN, Wolfgang. Strategien des Witzes. Versuch über Haydn. Dissertação de mestrado, Universidade de Viena, 1992.
GERBER, Ernst Ludwig. Historisch-biographisches Lexicon der Tonkünstler. Leipzig: [s.n.], 1790-92, 90-92.
GOVE, Philip Babcock (ed.). Wit. In: Merriam-Webster Third New International Dictionary. [S.l] Meriam-Webster Inc., 2002. CD-ROM.
GRACIÁN, Baltasar. Agudeza Y Arte de Ingenio (Madrid, 1642). Madrid: Castalia, 1987. GOTTSCHED, Johann Christoph. Versuch einer Critischen Dichtkunst vor die Deutschen (Leipzig, 1752) Stuttgart: Horst Steinmetz, 1972 (1ª edição: 1730).
HANSEN, João Adolfo. O Discreto. In: NOVAES, Adauto (org.). Libertinos Libertários. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p.77-103.
HÖRWARTNER, Maria. Joseph Haydn’s Library: An Attempt at a Literary-Historical Reconstruction. In: SISMAN, Elaine (org.) Haydn and His World. New Jersey: Princeton University Press, 1997, p.395-461.
KOCH, Heinrich Christoph. Versuch einer Anleitung zur Composition (Rudolstadt, 1782-93). Hildesheim: Georg Olms, 1969 (fac-simile).
LOCKE, John. Ensaio sobre o Entendimento Humano (London, 1690). São Paulo: Abril, 1983 (coleção Pensadores; tradução de Anoar Aiex).
MATTHESON, Johann. Der Vollkommene Capellmeister (Hamburg, 1739). Kassel: Bärenreiter, 1954 (fac-simile)
PANDI, Marianne & Franz Schmidt. Musik zor Zeit Haydns dund Beethovens in der Pressburger Zeitung. In: HaydnYearbook. London, v.8, p.165-293, 1971.
QUINTILIANO, Marco Fabio. Insititutio Oratoria. London: Harvard University Press, 1985 (Loeb Classical Library).
REICHARDT, Johann Friedrich. Neue merkwürdige musikalische Werke. In: Musikalisches Kunstmagazin. Berlin: im Verlage des Verfassers, v. 1, n. 1-3, p.205, 1782.
SULZER, Johann Georg. Allgemeine Theorie der Schönen Künste in einzeln, nach alphabetiswceher Ordnung der Kunstwörter auf einander folgenden Artikeln abgehandelt (Leipzig, 1771-74). Berlin: Digitale Bibliothek.de, 2002. 1 CD-ROM.
TAVE, Stuart. The Amiable Humorist: a study in the comic theory and criticism of the 18th and early 19th Centuries. Chicago: University of Chicago Press, 1960.
TESAURO, Emanuele. Il Cannocchiale Aristotelico o sia Idea dell´arguta et Ingeniosa Elocutione que serve à tutta l´Arte Oratoria, Lapidaria, et Simbolica Esaminata co´Principij del Divino Aristotele (Torino, 1654). Savigliano: Editrice Artistica Piemontese, 2000 (fac-simile).
WEBER, Daniel. Über komische Charakteristik und Karrikatur in praktischen Musikwerken. In: Allgemeine Musikalische Zeitung . Leipzig: Breitkopf & Härtel, n.9, p.137-143, nov. 1800; n.10, p.157-162, dez.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.