Uma visão retórica da agudeza no Quarteto de Cordas Op.33, N.5 de Franz Joseph Haydn

Autores

  • Mônica Lucas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55078

Palavras-chave:

agudeza, retórica musical, Classicismo, Joseph Haydn, quarteto de cordas

Resumo

O presente artigo propõe o resgate da visão setecentista da idéia retórica de agudeza como tradução do germânico Witz, conceito que vem sendo freqüentemente associado à produção de F. J. Haydn, desde a época do compositor até os dias de hoje. São apontados e discutidos alguns procedimentos agudos que Haydn utiliza em seu Quarteto de Cordas em Sol maior Op.33, N.5 (1781). A compreensão desses procedimentos possibilita uma leitura mais profunda dessa obra, podendo proporcionar também uma análise e uma interpretação mais solidamente embasadas da obra instrumental de Haydn.

Biografia do Autor

  • Mônica Lucas , Universidade de São Paulo

    Mônica Lucas graduou-se em clarinete pela Universidade de São Paulo (1990), especializando-se a seguir na interpretação de música antiga no Conservatório Real de Haia (Holanda). Foi finalista do concurso internacional Van Wassenaer (Holanda, 1995). Retornou ao Brasil em 1998. Trabalha regularmente com as orquestras barrocas Concerto Köln e Das Kleine Konzert, com quem realiza gravações anuais para a rádio alemã WDR e para os selos CPO e Teldec. No Brasil, gravou com as orquestras Novo Horizonte e Armonico Tributo. Participa do conjunto de sopros Harmoniemusik (música do século XVIII em instrumentos históricos). Coordena o Núcleo de Música Antiga da ECA-USP. Concluiu o doutorado em música na UNICAMP em 2005 com tese “Humor e Agudeza nos Quartetos de Cordas Op.33 de Joseph Haydn”. Sua atual pesquisa de pós-doutorado (bolsa FAPESP) mostra a influência da visão poético-retórica na música instrumental do final do século XVIII.

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Madrid: Gredos, 1991.

BARROS, Cassiano de Almeida. A orientação retórica do processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition de H. Ch. Koch. Campinas: UNICAMP, 2005 (dissertação de mestrado).

BATTEUX, Charles. Einschränkung der schönen Künste auf einen einzigen Grundsatz (Leipzig, 1770) [Les Beaux Arts Réduits en un même Principe. Paris, 1746]. Hildesheim: Georg Olms, 1976 (fac-simile) (tradução de J. A. Schlegel).

BONDS, Marc Evans. Wordless Rhetoric. Musical Form and the Metaphor of the Oration. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

FUHRMANN, Wolfgang. Strategien des Witzes. Versuch über Haydn. Dissertação de mestrado, Universidade de Viena, 1992.

GERBER, Ernst Ludwig. Historisch-biographisches Lexicon der Tonkünstler. Leipzig: [s.n.], 1790-92, 90-92.

GOVE, Philip Babcock (ed.). Wit. In: Merriam-Webster Third New International Dictionary. [S.l] Meriam-Webster Inc., 2002. CD-ROM.

GRACIÁN, Baltasar. Agudeza Y Arte de Ingenio (Madrid, 1642). Madrid: Castalia, 1987. GOTTSCHED, Johann Christoph. Versuch einer Critischen Dichtkunst vor die Deutschen (Leipzig, 1752) Stuttgart: Horst Steinmetz, 1972 (1ª edição: 1730).

HANSEN, João Adolfo. O Discreto. In: NOVAES, Adauto (org.). Libertinos Libertários. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p.77-103.

HÖRWARTNER, Maria. Joseph Haydn’s Library: An Attempt at a Literary-Historical Reconstruction. In: SISMAN, Elaine (org.) Haydn and His World. New Jersey: Princeton University Press, 1997, p.395-461.

KOCH, Heinrich Christoph. Versuch einer Anleitung zur Composition (Rudolstadt, 1782-93). Hildesheim: Georg Olms, 1969 (fac-simile).

LOCKE, John. Ensaio sobre o Entendimento Humano (London, 1690). São Paulo: Abril, 1983 (coleção Pensadores; tradução de Anoar Aiex).

MATTHESON, Johann. Der Vollkommene Capellmeister (Hamburg, 1739). Kassel: Bärenreiter, 1954 (fac-simile)

PANDI, Marianne & Franz Schmidt. Musik zor Zeit Haydns dund Beethovens in der Pressburger Zeitung. In: HaydnYearbook. London, v.8, p.165-293, 1971.

QUINTILIANO, Marco Fabio. Insititutio Oratoria. London: Harvard University Press, 1985 (Loeb Classical Library).

REICHARDT, Johann Friedrich. Neue merkwürdige musikalische Werke. In: Musikalisches Kunstmagazin. Berlin: im Verlage des Verfassers, v. 1, n. 1-3, p.205, 1782.

SULZER, Johann Georg. Allgemeine Theorie der Schönen Künste in einzeln, nach alphabetiswceher Ordnung der Kunstwörter auf einander folgenden Artikeln abgehandelt (Leipzig, 1771-74). Berlin: Digitale Bibliothek.de, 2002. 1 CD-ROM.

TAVE, Stuart. The Amiable Humorist: a study in the comic theory and criticism of the 18th and early 19th Centuries. Chicago: University of Chicago Press, 1960.

TESAURO, Emanuele. Il Cannocchiale Aristotelico o sia Idea dell´arguta et Ingeniosa Elocutione que serve à tutta l´Arte Oratoria, Lapidaria, et Simbolica Esaminata co´Principij del Divino Aristotele (Torino, 1654). Savigliano: Editrice Artistica Piemontese, 2000 (fac-simile).

WEBER, Daniel. Über komische Charakteristik und Karrikatur in praktischen Musikwerken. In: Allgemeine Musikalische Zeitung . Leipzig: Breitkopf & Härtel, n.9, p.137-143, nov. 1800; n.10, p.157-162, dez.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Uma visão retórica Da Agudeza No Quarteto De Cordas Op.33, N.5 De Franz Joseph Haydn”. 2007. Per Musi, nº 16 (julho): 21-32. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2007.55078.