Modulação micrométrica na música de Arthur Kampela

Autores

  • Graziela Bortz Universidade da Cidade de Nova York

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55381

Palavras-chave:

métrica musical, ritmo, Nova Complexidade, performance, análise musical, composição

Resumo

Este artigo discute aspectos rítmicos da escola de composição chamada Nova Complexidade, tais como o uso de séries de quiálteras aninhadas e de compassos irregulares, para analisar, sob o ponto de vista do intérprete, a escrita rítmica de composições que compreendem o período de 1995-1999 da obra do compositor brasileiro Arthur Kampela. Com este objetivo, utiliza os métodos descritos por Arthur Weisberg para encontrar as mudanças de velocidade metronômica nas modulações de tempo de Elliott Carter e introduzir o conceito de modulação micrométrica criado por Kampela.

Biografia do Autor

  • Graziela Bortz, Universidade da Cidade de Nova York

    Graziela Bortz é Bacharel em trompa pela Universidade de São Paulo. Como bolsista da CapesMEC, obteve o título de Mestre pela Manhattan School of Music e o Doutorado, orientada por Joseph N. Straus, na City University of New York. Foi trompista das Orquestras Sinfônicas de Porto Alegre e Municipal de São Paulo. Como intérprete de música contemporânea e solista, apresentou-se na Bienal de Música Contemporânea (RJ), no Festival da ISCM em Seúl, no espetáculo promovido pela ASCAP na sala The Cutting Room (Nova Iorque), no Teatro Popular do SESI (SP), no Conservatório de Cuenca e na Universidade de Valladolid (Espanha). Integrou o Grupo Novo Horizonte em São Paulo. Trabalhou como tradutora do RILM –Répertoire Internacionale de Littérature Musicale (Nova Iorque). Apresentou artigos no Congreso Música y Universidad em Salamanca (Espanha) e no Simpósio de Cognição e Artes Musicais (PR).

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Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Modulação micrométrica Na Música De Arthur Kampela”. 2006. Per Musi, nº 13 (janeiro): 85-99. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55381.