Lendo música

um processo de escuta, quebrando as barreiras da notação

Autores

  • Zelia Chueke Universidade de Paris-Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55620

Palavras-chave:

leitura musical, processo de escuta, performance musical, notação musical

Resumo

Na construção de uma relação pessoal com as obras que toca, os músicos deveriam ser capazes de quebrar as barreiras criadas por modelos pré-estabelecidos ou da "tradição de performance", o que geralmente resulta de erros de leitura.A notação, a análise e outros recursos que existem para auxiliar músicos a explorar e assimilar a mensagem musical, em muitos casos, se tornaram uma fonte de mal-entendidos, algumas substituindo a própria música. Combinando a opinião de especialistas em psicologia da música, musicólogos, teóricos, filósofos e músicos, são explorados três estágios da escuta durante uma preparação e performance no piano, enfatizando-se o valor da informação teórica e musicológica, não para impor, mas para enriquecer a interpretação, tornando cada performance um evento insubstituível, garantindo assim a imortalidade das grandes obras.

Biografia do Autor

  • Zelia Chueke , Universidade de Paris-Sorbonne

    Desde seu primeiro recital aos 8 anos, Zelia Chueke tem desenvolvido sua carreira nos Estados Unidos, Europa e América do Sul, com quase 200 recitais e concertos de música de câmara e com orquestras, incluindo muitas obras dedicadas a ela por compositores de todo o mundo. Ela possui um DMA em Performance de Piano pela Escola de Música da Universidade de Miami com Mérito Acadêmico, um Mestrado em Música pelo Mannes College of Music (Nova York) e um Bacharelado em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com honra máxima. Seus professores incluem os pianistas Grant Johannesen, Hans Graf e Homero Magalhães, além do maestro Sergiu Celibidache. Ela atuou como Professora de Música na Universidade de Miami e na Universidade da Flórida, e foi Diretora Musical da série de concertos "Notes, Strokes and Movement" no Lowe Art Museum e do Programa de Dança da Universidade de Miami. Atualmente, ela trabalha como pesquisadora associada no Observatoire Musical Français-Sorbonne, Paris IV. Seu CD mais recentemente lançado inclui obras de Debussy e Brahms (www.cdmail.fr).

Referências

AIELLO, Rita; SLOBODA, John. Musical Perceptions. New York: Oxford University Press, 1994.

BACH, Carl Philipp Emanuel. Essay of the True Art of Playing Keyboard Instrument. New York: W.W Norton, 1949.

BÉLIS, Anne. Aristoxène de Tarente et Aristote: Le traitée d’harmonique. Klincksieck, 1986.

BLACKING, John. "The Study of Man as Music Maker." In: The Performing Arts: Musicand Dance, eds. John Blacking and Joann W. Kealiinihimoku, 3-14. New York: Mouton Publishers, 1979.

BOULT, Adrian. A Handbook on the Technique of Conducting. Oxford: Hall of Printer Limited, [n.d.].

CHUEKE, Zelia. Stages of Listening During Preparation and Execution of a Piano Performance. Doctoral Dissertation, University of Miami, 2000.

______. Fantasien Op.116 by Johannes Brahms: Analysis for Performers (New York: Mannes College, 1996).

COBETT, Walter Wilson, ed. Cobbett’s Cyclopedia Survey of Chamber Music. S.v. Brahms. (London : Humphrey Milford and Oxford University Press, 1930, 182.

DUBOST, Beatrice. Le Rapport au Savoir dans le Deciffrage Pianistiques, Regard sur les Erreurs de Lecture. Journal de Recherche en Éducation Musicale, Paris: Observatoire Musical Français, Volume 1, n.2, 23-48, automne 2002.

DUNSBY, Jonathan. Performing Music: Shared Concerns. New York: Oxford University Press, 1995.

EMERY, Walter. Editions and Musicians. London: Novello and Company Limited, 1958.

FRANCÈS, Robert. La Perception de la Musique. Paris: Vrin, 1958.

FRISH, Walter. Brahms, Developing Variation and the Schoenberg Critical Tradition. 19th Century Music Vol.V no.3, 215-231, Spring 1982.

FUCKS, Peter Paul. Interrelations Between Musicology and Musical Perfomance. Current Musicology, 14, 104-110, 1972.

KOSTON, Dina. Research Note: Musicology and Performance: The Common Ground.Current Musicology 14, 121-123, 1972.

LANDAU, Siegfried. Do the Findings of Musicology Help the Performer? Current Musicology 14, 124-127, 1972.

LANGER, Susanne. Feeling and Form. New York: Charles Scribner's Sons, 1953.

LERDAHL, Fred and Ray Jackendoff. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge, MA: MIT Press, 1983.

LEVIN, Harry. Reading Silent and Aloud. In PICK,Anne D., Perception and its development:A tribute to Eleanor J. Gibson. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1979, 169-182.

RABIN, Michael. A Performer's Perspective.Current Musicology 14, 155-158, 1972.

RAFFMAN, Diana. Language, Music, and Mind. Cambridge, MA: MIT Press, 1993.

REIMER, Bennett; WRIGHT, Jeffrey E. On the Nature of Musical Experience. Niwot, CO: University Press of Colorado, 1992.

SCHMITZ, Robert. The Capture of Inspiration. New York: Carl Fisher, 1935.

SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1984.

SÈVE, Bernard. L'Altération Musicale. Paris: Éditions du Seuil, 2002.

SLOBODA, John A. Generative Process in Music. New York: Oxford University Press, 1988.

VIRET, Jacques. Entre Sujet et Objet: L’hermeneutique musicale comme méthodologie de l’écoute. In: Approche herméneutique de la musique. Strasbourg: Presses de l’Université, 283-296, 2001.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Lendo Música: Um Processo De Escuta, Quebrando As Barreiras Da notação”. 2005. Per Musi, nº 11 (janeiro): 106-12. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55620.