Entrevista com o compositor Almeida Prado sobre sua coleção de Poesilúdios para piano solo

Autores

  • Júnia Canton Rocha Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55623

Palavras-chave:

entrevista, Almeida Prado, estética musical, técnicas de composição

Resumo

Esta entrevista com o compositor paulista José Antônio Rezende de Almeida Prado, nascido na cidade de Santos a 08 de fevereiro de 1943 e hoje residente em São Paulo, foi realizada na Sala Sérgio Magnani da Fundação de EducaçãoArtística (Belo Horizonte/MG), em 25 de outubro de 2003.Trata-se de uma versão revisada de parte da minha Dissertação de Mestrado Decisões Técnico-Musicais e Interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios Para Piano deAlmeida Prado, defendida em março de 2004, na Escola de Música da UFMG. Ao elaborar as questões, procurei absorver ao máximo a visão pessoal do compositor sobre os Poesilúdios, nas quais foram abordadas questões sobre estética musical, pedalização, técnicas de composição, elementos inspiradores de sua criação, timbre e recursos composicionais utilizados nessa coleção de 16 obras para piano solo, e possíveis correspondências com outras obras de Almeida Prado.

Biografia do Autor

  • Júnia Canton Rocha, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Júnia Canton Rocha é Bacharel em piano pela Escola de Música da UFMG, Especialista em Técnicas Interpretativas da Música Brasileira pela ESMU da Universidade Estadual de Minas Gerais e Mestre em Performance pela Escola de Música da UFMG. Como recitalista já se apresentou nos estados de SP, RJ, PA, SC, MS, ES e MG. É detentora de nove premiações em concursos nacionais de piano. Atualmente é professora de piano da ESMU / UEMG, onde tem realizado trabalho didático com seus alunos, que se destacam pela conquista de cinqüenta e cinco premiações em concursos nacionais de piano.

Referências

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

“Entrevista Com O Compositor Almeida Prado Sobre Sua coleção De Poesilúdios Para Piano Solo”. 2005. Per Musi, nº 11 (janeiro): 130-36. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55623.