Entrevista com o compositor Almeida Prado sobre sua coleção de Poesilúdios para piano solo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55623Palavras-chave:
entrevista, Almeida Prado, estética musical, técnicas de composiçãoResumo
Esta entrevista com o compositor paulista José Antônio Rezende de Almeida Prado, nascido na cidade de Santos a 08 de fevereiro de 1943 e hoje residente em São Paulo, foi realizada na Sala Sérgio Magnani da Fundação de EducaçãoArtística (Belo Horizonte/MG), em 25 de outubro de 2003.Trata-se de uma versão revisada de parte da minha Dissertação de Mestrado Decisões Técnico-Musicais e Interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios Para Piano deAlmeida Prado, defendida em março de 2004, na Escola de Música da UFMG. Ao elaborar as questões, procurei absorver ao máximo a visão pessoal do compositor sobre os Poesilúdios, nas quais foram abordadas questões sobre estética musical, pedalização, técnicas de composição, elementos inspiradores de sua criação, timbre e recursos composicionais utilizados nessa coleção de 16 obras para piano solo, e possíveis correspondências com outras obras de Almeida Prado.
Referências
ASSIS, Ana Cláudia de. O Timbre de Ilhas e Savanas de Almeida Prado. Uma Contribuição às Práticas Interpretativas. Rio de Janeiro, 1997. 179 f. Dissertação (Mestrado em Técnicas Interpretativas da Música Brasileira, Centro de Letras e Artes, UNIRIO).
GROSSO, Hideraldo. OsPrelúdios paraPiano deAlmeidaPrado: Fundamentos para Uma Interpretação. 1997.247f. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MOREIRA,Adriana Lopes da Cunha.APoética nos 16 Poesilúdios para Piano deAlmeida Prado: Análise Musical. Campinas, 2002. 411f. Dissertação (Mestrado em Música, UNICAMP).
ROCHA, Junia Canton. Decisões Técnico-Musicais e Interpretativas no Segundo Caderno de Poesilúdios Para Piano deAlmeida Prado. Belo Horizonte, 2004. 125f. Dissertação (Mestrado em Performance Musical, UFMG)
ROSEN, Charles. A Geração Romântica. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo. EDUSP, 2000. 946p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






