O Primeiro Movimento da Sonata para Violoncelo Solo Op. 8 de Zoltán Kodály

aspectos analíticos e suas implicações interpretativas

Autores

  • Felipe Avellar de Aquino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55725

Palavras-chave:

Kodály, sonata, violoncelo, teoria das emoções, tempo forte estrutural

Resumo

Análise da forma e estruturas organizacionais do Primeiro Movimento da Sonata para Violoncelo Solo Op.8, de Zoltán Kodály, em que são examinadas as inflexões modais, o uso da escala pentatônica como elemento estrutural, além de determinados aspectos do folclore húngaro que influenciaram a linguagem musical do compositor. Pretende-se demonstrar como o Kodály faz uso de elementos folclóricos dentro da estrutura da forma sonata e como este manipula as expectativas do ouvinte a partir de conceitos da Teoria das Emoções (Theory of Emotions) de Leonard Meyer; do tempo forte estrutural (structural downbeat) e acento estrutural de Epstein; e de moldura de E. T. Cone. Do ponto de vista de performance, discute-se o uso de rubato e flexibilidade rítmica, derivados do caráter improvisatório de elementos húngaros na obra.

Biografia do Autor

  • Felipe Avellar de Aquino, Universidade Federal da Paraíba

    Felipe Avellar de Aquino é Professor Adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Violoncelo e Música de Câmera, e é Coordenador do Programa de PósGraduação em Música. É Doutor em Violoncello Performance and Literature (Eastman School of Music, Nova York) e membro da The Honor Society of Phi Kappa Phi e da Society of Pi Kappa Lambda. Atua como camerista e solista com orquestras no Brasil e Estados Unidos. Além das atividades de performance, tem desenvolvido pesquisas sobre a técnica e literatura violoncelística. Sua tese de doutorado trata dos elementos brasileiros no Concerto Nº 2 para violoncelo e orquestra de H. Villa-Lobos. Publicou artigos na Revista Opus e na revista britânica The Strad.

Referências

BREUER, János. A Guide to Kodály. Budapest: Corvina Books, 1990.

CONE, Edward T. Musical Form and Musical Performance. New York and London: W.W. Norton, 1968.

EÖSZE, László. Kodály, Zoltán. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan. 1980. v.10, p. 136-145.

____________. Zoltán Kodály: His Life and Work. London: Collet’s, 1962.

EPSTEIN, David. Shaping Time: Music, the Brain, and Performance. New York: Schirmer, 1995.

KECSKEMÉTI, István. Kodály, The Composer: Brief Studies on the First Half of Kodály’s Oeuvre. Kecskemét: Zoltán Kodály Pedagogical Institute of Music, 1986.

KODÁLY, Zoltán. Folk Music of Hungary. New York and Washington: Praeger, 1971.

____________. Pentatonicism in Hungarian Folk Music. Jornal of the Society for Ethnomusicology 14 (May 1970): 228-242.

____________. The Selected Writings of Zoltán Kodály. London, Paris, Bonn, Johannesburg, Sydney, Toronto, New York: Boosey & Hawkes, 1974.

LENDVAI, Ernö. The Workshop, of Bartók and Kodály. Budapest: Editio Musica Budapest, 1983.

RÁNKI, György, ed. Indiana University Studies on Hungary. Vol. 2, Bartók and Kodály Revisited. Budapeste: Akadémiai Kiadó,1987.

Downloads

Publicado

2004-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Primeiro Movimento Da Sonata Para Violoncelo Solo Op. 8 De Zoltán Kodály: Aspectos analíticos E Suas implicações Interpretativas”. 2004. Per Musi, nº 10 (julho): 80-88. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55725.